Radar meteorológico auxilia a Defesa Civil nas ações preventivas
Atualizado em 25/01/2023 - 15:21
Radar meteorológico auxilia ações de prevenção da Defesa Civil
Equipamento monitora área até 400 quilômetros de raio, prevendo possíveis desastres naturais - Foto: Divulgação

Celso Gomes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Você sabia que atualmente a Defesa Civil de São José dos Campos, mantida pela Prefeitura, recebe imagens meteorológicas com até 3 horas de antecedência das tempestades típicas de verão? Há dois anos esse serviço com a previsão de possíveis alertas era apenas diário.

Essa melhoria no trabalho de prevenção e monitoramento de áreas com riscos de alagamentos e deslizamentos realizado pelo órgão se deve às informações enviadas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

O radar meteorológico, da empresa Iacit, é o responsável pela captação das imagens e foi instalado há pouco mais de um ano em uma área cedida pela Prefeitura, na região próxima ao Parque Tecnológico. O equipamento é um sistema de última geração e o único no Brasil a empregar tecnologia para a detecção de fenômenos meteorológicos a longas distâncias, podendo monitorar um raio de 400 quilômetros e chegando a 18 quilômetros de altura.

Essas informações geradas pelo radar, combinadas a outras fontes de dados, permitem aumentar a capacidade de prevenção de desastres, com a emissão de alertas antecipados não só para São José dos Campos como também os demais municípios, compartilhando as imagens em tempo real para as equipes de Defesa Civil.

Tecnologia é utilizada na emissão de alertas antecipados