Palestra na Casa do Idoso orienta sobre empréstimo consignado
Atualizado em 24/01/2023 - 17:09
Palestras no Dia do Aposentado na Casa do Idoso Centro
Frequentadores de todas as unidades participaram do evento - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nesta terça-feira (24), Dia Nacional do Aposentado, a Prefeitura de São José dos Campos promoveu uma palestra na Casa do Idoso Centro para os frequentadores de todas as unidades, com orientações sobre empréstimo consignado. O evento foi realizado em parceria com o Procon, Instituto de Previdência do Servidor Municipal e Fundo Social de Solidariedade.

As atividades começaram às 9h30 com uma roda de conversa intitulada Aposentadoria: O Despertar de Novas Possibilidades, mostrando para os idosos as diferentes maneiras de aproveitar essa nova fase da vida com alegria, saúde e equilíbrio. Na sequência, os frequentadores participaram de uma rápida aula de dança sentados, que descontraiu e animou o auditório.

A aula de dança animou os intervalos | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Depois, foi a vez da participação do Procon, que trouxe explicações sobre os empréstimos, abordando o funcionamento deste tipo de empréstimo, limite máximo da parcela (que não pode ser maior que 35% do salário ou benefício recebido), proibição de desconto em folha de pagamento sem autorização. O órgão também tirou dúvidas dos frequentadores ao final da palestra.

Segundo o Procon, das 12.028 reclamações registradas no ano passado, 1.036 são relativas a empréstimo consignado, operação financeira que requer atenção redobrada do consumidor, principalmente idosos e aposentados que possuem renda mensal e conta bancária.

Além desses alertas, o órgão também recomenda que o consumidor não informe dados pessoais ao receber ligações desconhecidas, não assine qualquer documento que não esteja totalmente preenchido nem envie fotos de documentos ou selfies a desconhecidos.

A aposentada Ana Maria Santigado, de 69 anos, valorizou muito os aprendizados para se proteger contra golpes. "Nós, idosos, recebemos muitas ligações oferecendo empréstimos, pedindo dados, e essa palestra foi muito esclarecedora."

A programação contou ainda com a presença do Fundo Social de Solidariedade, com a apresentação Doe seu Tempo. Adote uma Causa. O objetivo é informar os idosos sobre a atuação do órgão e as principais campanhas desenvolvidas.