Museu do Folclore recebe mais de 24 mil visitantes em 2022
Atualizado em 18/01/2023 - 11:47
VISITANTES DE 2022
Alunos da EMEI Professora Elza Maria Dias Mendonça durante visita realizada ao Museu do Folclore no ano passado - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Em 2022, passaram pelo Museu do Folclore de São José dos Campos um total de 24.635 pessoas, a maioria (16.262) para visitar a exposição de longa duração e as exposições temporárias realizadas. A atual fica aberta até o final de janeiro.

Este público também participou de atividades promovidas ao longo do ano, como o programa Museu Vivo e os projetos Mês do Folclore, Diálogos sobre o Folclore, ciclo de Natal, encontros formativos e lançamento de livro, além de ter utilizado a biblioteca.

Especificamente no mês de dezembro, 1.424 pessoas visitaram as exposições – sendo 1.060 de São José, 342 de outros 10 estados e 72 cidades; e 20 do exterior (Colômbia, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Portugal e Sérvia).

“Registramos um bom público participando das demais atividades, mas as exposições ainda são o carro-chefe do museu, principalmente a de longa duração, que continua atraindo a maioria dos visitantes”, disse a gestora Maria Siqueira Santos.  

Nadine Ferreira e sua amiga Irene Navarro, da Colômbia

Entre os visitantes de dezembro, destaque para as amigas Nadine Ferreira, 18 anos, de Jacareí, e Irene Navarro, 35 anos, de Barranquilla (Colômbia).

“Aproveitamos o passeio no parque para conhecermos o museu pela primeira vez. Gostamos muito dos presépios da exposição temporária”, afirmou Nadine.

Atividades

Para este mês, o Museu do Folclore já tem algumas atividades agendadas: dia 19 (quinta) – início do Férias no Museu (continuidade no dia 26 de janeiro e nos dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro); dia 29 (domingo) – 25ª Chegada das Bandeiras; dia 31 (terça) – primeiro encontro (virtual) do Terças com Museologia.

As exposições continuam com os mesmos dias e horários de visitação espontânea, de terça a domingo, das 9h às 17h. Para visitas em grupo, é necessário fazer um agendamento prévio pelo site do museu.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de São José dos Campos

Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×