Prefeitura promove qualificação viária na Avenida Lineu de Moura
Atualizado em 07/01/2023 - 13:03
Obras de nova rotatória na Av.Lineu de Moura
Obras já começaram na via, que é corredor de acesso ao Urbanova - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou um pacote de obras na Avenida Lineu de Moura, corredor de acesso ao Urbanova, na região oeste da cidade. Com investimento previsto de R$ 15,8 milhões, o serviço será executado pela Urbam.

Trata-se de um complexo de ações a ser realizadas entre as rotatórias do Thermas e Jardim do Golfe. Haverá requalificação da rotatória deste condomínio com o alargamento da extensão para que a utilização dela seja confortável e sem parada.

Assim, não haverá mais o cruzamento que ocorre hoje entre os veículos que saem do Jardim do Golfe e da AESJ e os que estão transitando em direção ao Urbanova.

A fim de reduzir a quantidade de veículos que vão utilizar a nova rotatória alongada, será implantado um novo retorno antes do Jardim do Golfe, dividindo o fluxo viário conforme interesse de destino. Os motoristas que se destinam às escolas Maple Bear e Mater Dei, ao Hospital Vivalle e ao Thermas do Vale não precisarão usar o retorno com os moradores do Jardim do Golfe.

Canteiro está sinalizado para orientar os motoristas | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Melhorias

Também está prevista a abertura de um novo retorno de acesso ao Hospital Vivalle. Outra medida é a implantação de uma bifurcação em frente ao Thermas do Vale para separar os movimentos de acesso ao Jardim Esplanada, à Via Oeste e Avenida Eduardo Cury, resultando em ganho de caixa veicular, redução do tempo semafórico e fluxo contínuo de movimentos.

O complexo viário prevê uma nova pista de rolamento para quem vem do Jardim Esplanada com sentido ao Urbanova –esta faixa será de trânsito contínuo e ininterrupto.

Será criada ainda uma terceira faixa até a rotatória em frente ao Vivalle, garantindo maior capacidade viária e permitindo que a operação do transporte público ocorra sem interferir no trânsito local.

As melhorias planejadas na avenida têm por objetivo ordenar melhor os fluxos viários e reduzir os conflitos de movimento, garantindo mais fluidez ao trânsito no local.