Museu do Folclore estará aberto durante todo o Carnaval
17/02/2023 14:54
MUSEU NO CARNAVAL 2023
Exposição faz uma homenagem aos 35 anos de criação do bloco Pirô Piraquara, criado em 1988 - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Aproveitando o clima de Carnaval, o Museu do Folclore de São José dos Campos estará com as portas abertas de sábado a quarta-feira (dias 18, 19, 21 e 22), das 9h às 17h (às segundas o museu não abre).

Uma boa oportunidade para visitar a nova exposição temporária O Museu Pirô no Piraquara, que faz uma homenagem aos 35 anos do bloco Pirô Piraquara, criado em 1988 pela extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. 

A exposição foi aberta quinta-feira (16) e conta com uma série de objetos, como máscaras e fantasias que foram usadas ao longo dos anos. Fotos e documentos formam uma linha do tempo dos muitos desfiles realizados. No espaço também há o primeiro estandarte que o grupo utilizou na sua primeira saída.

Além do que vão ver e ouvir na exposição, os visitantes também poderão se imaginar pulando Carnaval, em um espaço repleto de fitas coloridas que lembram as conhecidas serpentinas. Um local para se fazer um bom registro fotográfico ou até mesmo um vídeo e compartilhar com os amigos.

Longa duração

O museu ainda tem a exposição de longa duração (Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional), criada em 2006 pelo museólogo Raul Lody e composta por diferentes textos, objetos, imagens fotos e vídeos relacionados à cultura popular.

O espaço também é dotado de um sistema de acessibilidade, que permite às pessoas com deficiência visual e auditiva um bom entendimento da exposição. Em todas as salas há tablets com vídeo em áudio descrição e legenda em Libras.   

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×