Fórum debate impactos das mudanças climáticas no agro
Atualizado em 16/02/2023 - 14:46
Fórum sobre mudanças climáticas e seus impactos no agro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 15-02-2023
Evento 'O Agro do Futuro' reuniu autoridades e grandes nomes do mercado para debater futuro do agronegócio brasileiro - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Parque Tecnológico de São José dos Campos sediou, nesta quarta-feira (15), o 1º Fórum sobre "Mudanças Climáticas e Riscos para o Agronegócio Brasileiro".

O evento "O Agro do Futuro", organizado pela Agrotools em parceria com a Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, visa discutir o avanço das tecnologias e Inteligência Artificial como ferramentas para suprir os desafios provocados pelas mudanças climáticas, assim como trazer uma atualização pós-COP27 e reflexões sobre as oportunidades no mundo das finanças verdes.

O Fórum faz parte do calendário de ações do Agropolo Vale, arranjo produtivo local gerenciado pela Associação Parque Tecnológico São José dos Campos e que reúne empresas de base tecnológica voltadas à transformação do agronegócio, com sustentabilidade econômica, social e ambiental, gerando valor ao setor. 

O objetivo é reunir presencialmente os principais atores acadêmicos, empresariais, técnicos e políticos para um debate qualificado, buscando encontrar soluções práticas em relação aos desafios da agenda climática e do agronegócio por meio da tecnologia.

A coordenadora do Agropolo Vale, Giane Santos, ressaltou a importância deste encontro. "É fundamental termos essas agendas positivas para que possamos entender qual é o nosso papel, a nossa missão, para que a gente consiga tornar o produtor mais assertivo, inserindo essas tecnologias também para o pequeno e médio produtor."

Para o diretor de Estratégia da Agrotools, Lucas Tuffi, o DNA inovador do município foi um dos principais fatores para a realização do Fórum. "Quando se fala de agro, se fala de Brasil. E quando se fala de tecnologia, se fala de São José dos Campos, que eu costumo dizer que é o nosso 'Vale do Silício'. Aqui é o núcleo do ITA, Inpe e muito mais. Então não haveria local melhor do que este para realizarmos a primeira edição deste evento."

O evento contou com representantes do Banco Central, Imaflora, SRB, Cemaden, Climatempo e Microsoft, além da presença do subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro. "Essa região já teve um agro muito forte e isso pode ser recuperado. Hoje, a tecnologia possibilita que isso seja feito dentro de um novo modelo, com sustentabilidade e uma visão de preservação ambiental, econômica e social", disse o subsecretário. 

Inovação para o agro

O Agropolo Vale é um Arranjo Produtivo Local coordenado pela Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, direcionado para empresas de base tecnológica que tenham como principal mercado fornecedores, produtores, processadores e logística do agronegócio.

Direcionado para empresas de base tecnológica que têm como principal mercado todos os elos do agronegócio, fortalece mais de 40 empresas associadas que atuam em agropecuária, mineração, agroturismo, meio ambiente e silvicultura, a partir do networking, troca de experiências, ações de capacitação, expansão dos negócios, conexão com potenciais parceiros e clientes e abertura de novos mercados, dentro e fora do país. 

A iniciativa intensifica a transformação do agronegócio por meio da incorporação de tecnologias aos sistemas produtivos e de consumo para o crescimento do setor, visando a sustentabilidade econômica, social e ambiental e geração de valor para o mercado.

O APL foi anunciado em 2022 como resultado de uma parceria entre a Agrotools e o Parque Tecnológico São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×