Cerca de 80 mil alunos começam ano letivo em São José
03/02/2023 11:36
Início Aulas na Rede Municipal na Emefi Palmyra Santanna. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 02-02-2023
As 181 escolas municipais foram abertas nesta quinta (2) para acolher os estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Mais um ano letivo começou nesta quinta-feira (2) para cerca de 80 mil alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos.

As 181 escolas municipais foram abertas para acolher os estudantes e professores com materiais escolares, merenda, ambientes coletivos para projetos pedagógicos e, a partir da próxima semana, com atividades extracurriculares da Educação Integral.

Neste ano, a rede municipal teve seu atendimento ampliado, com cerca de 8.700 alunos de 17 novas escolas municipalizadas.

+ Aprendizados

Na Emefi Profª Palmyra Santanna, Vila Industrial, a manhã foi animada e organizada recebendo os alunos dos anos finais, como Catarina de Oliveira Ribeiro, 10 anos.

“Vai ser uma rotina diferente neste ano. Estudando de manhã, vou acordar mais cedo, fazer novos amigos e trocar de sala para estudar”, disse.

Para Luiz Otávio Dalacqua de Oliveira Souza, 10 anos, "as férias foram muito boas, mas eu estava animado para voltar", afirmou. "Gosto de Matemática, o sexto ano é diferente, com mais professores e matérias."

"Este vai ser um ano bom para a gente aprender mais ainda aqui na escola", destacou a sorridente Maria Vitória Ladislau de Oliveira, 11 anos.

Ensino de Qualidade

A rede de educação da Prefeitura de São José dos Campos alcançou nota média de 6,8 e o 1º lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental entre as 9 cidades do estado com mais de 500 mil habitantes. São Bernardo Campo vem em 2º, com 6,4.

São José obteve a 2ª colocação em relação aos anos finais (6º ao 9º), no comparativo com o mesmo grupo de municípios. Com nota 5,7, a cidade está atrás somente de Sorocaba, que atingiu nota 6.

Considerando os municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte com mais de 100 mil habitantes, a educação municipal joseense mantém a dianteira em ambos os ciclos do ensino fundamental no útimo Ideb, divulgado em setembro de 2022. As médias das escolas municipais de São José, tanto nos anos iniciais como finais, estão acima dos índices da rede pública do estado e do país.

Esse resultado se deve ao trabalho e empenho de todos os professores e das equipes de funcionários, além das iniciativas promovidas pela Prefeitura na rede de ensino municipal.

Confira o vídeo