Idosos marcam presença em evento sobre a EJA
01/02/2023 18:56
Idosos animados, sentados em auditório com as mãos para o alto.
O evento foi realizado na Casa do Idoso da região norte - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Lemes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Ler, escrever, usar a internet. O que para as gerações mais novas são atividades da rotina, para os idosos que ainda não tiveram oportunidade de estudo é a ponte para um outro mundo repleto de novidades.

E foi neste sentido que a Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta quarta-feira (1), o “Atualizando Conhecimento”, um projeto que oferece aos idosos a condição de concluírem os estudos pela EJA (Educação para Jovens e Adultos).

A modalidade viabiliza o desenvolvimento social, além de proporcionar mais autonomia aos idosos, que passarão a ter aulas a partir desta quinta-feira (2) com ensino especializado.

O evento foi realizado na Casa do Idoso da região norte (Santana), e contou com a presença de dezenas idosos, uns já alfabetizados, outros querendo retornar e até ingressar pela primeira vez à sala de aula, mas todos unidos pelo mesmo sentimento: motivação!

Para a Benedita de Campos, de 65 anos, ter esta chance é uma grande vitória. “Eu amo aprender coisas novas. Meu sonho sempre foi ser enfermeira, mas não tinha condições de estudar naquela época.”

A ex-aluna da EJA, Maria Celeste de Jesus, 66 anos, participou do evento e recomendou aos que ainda não completaram a escolaridade. “Eu só tinha estudado até o quarto ano do primário. Voltei a estudar pela EJA e foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Me senti uma jovem com mais de 50 anos. Oriento quem tem vontade de voltar a estudar: não espere muito tempo.“

As inscrições para a EJA estão abertas o ano inteiro e podem ser feitas pelo telefone 156 da Prefeitura, nas escolas municipais e no Ceja, localizado no Cefe, em Santana, região norte.

Acompanhe os próximos eventos do “Atualizando Conhecimento”:

• 03/02 Casa do Idoso Leste, das 9h às 10h

Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde