Museu do Folclore destaca ciclo de Natal em nova exposição
12/12/2023 10:37
EXPO TEMP CHEG BANDEIRAS
Bandeiras de várias Folias de Reis participantes da Chegada das Bandeiras deste ano, realizada no mês de janeiro - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Destacar a importância do ciclo de Natal como manifestação da cultura popular. Este é um dos objetivos da nova exposição temporária que será aberta pelo Museu do Folclore de São José dos Campos no próximo domingo (17), as 14h.

Com o nome de “Chegada das Bandeiras: entre Presépios e Folias”, a exposição poderá ser visitada gratuitamente até 28 de janeiro de 2024, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.


Cartazes de divulgação foram emoldurados para a exposição

A exposição será composta por material de divulgação do ciclo de Natal, produzido ao longo dos anos, e que faz parte do acervo iconográfico do museu, como cartazes, fotografias e recortes de jornais; além de músicas, vídeos e relatos de mestres de Folias de Reis.

Os visitantes também terão um espaço para interagir com a exposição, onde haverá uma cortina de fitas, como as usadas nas bandeiras das folias, onde poderão fazer preces e pedidos.

Presépio


José Paulo e a folclorista Angela Savastano na abertura do presépio

O presépio do museu foi aberto no último domingo (3) com a participação de 5 Folias de Reis e na presença de quase 300 pessoas, entre elas o mineiro José Paulo de Oliveira, 84 anos, responsável pela sua montagem.

A visitação vai até o dia 28 de janeiro, nos mesmos dias e horários da exposição temporária. O momento marcará o encerramento do ciclo de Natal e a realização da 26ª Chegada das Bandeiras, com a participação de um número maior de Folias de Reis.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×