Férias de julho levam mais visitantes ao Museu do Folclore
17/08/2023 10:22
VISITANTES DE JULHO 2023
Projeto realizado durante o período das férias escolares de julho contribui para aumentar o público no Museu do Folclore - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Assim como em janeiro, as férias de julho contribuíram bastante para aumentar o número de pessoas que passaram pelo Museu do Folclore no mês passado: pouco mais de 5.000, entre as que visitaram as exposições (permanente e temporária) e as que participaram das atividades realizadas no período.

Foram 3.717 visitantes (espontâneos, agendados e acessibilidade) e outros 1.317 participantes de projetos como Museu Vivo (550), Férias no Museu (333), Terças com Museologia e Roda de Artesanato (9); além de 354 frequentadores da Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni. 

Do total de visitantes, 2.067 foram de São José, 956 de outros estados e 45 do exterior (EUA – 25, Alemanha – 5, Hungria – 4, Portugal – 3, Áustria – 3, Canadá – 2, Suécia – 2 França – 2, Inglaterra – 1, Espanha – 1, Itália – 1, Israel – 1, Jordânia – 1). Em 7 meses, o museu já recebeu um total de 15.000 pessoas.

Identificação


Gertrudes visitou o museu acompanhada de familiares

Entre os visitantes de São José, destaque para Gertrudes Teixeira, 76 anos. Ela é natural de Santo André, mas mora na cidade há 30 anos. “Me identifiquei com a Sala das Tecnologias, pois fazia farinha de mandioca na infância”, disse ela. No espaço há uma peça artesanal com vários elementos que

Nesta sala há uma peça artesanal, feita pelo pernambucano Antonio Elias da Silva (Mestre Saúba, já falecido), que representa uma “casa de farinha”, muito utilizada na zona rural para o beneficiamento do milho.

Gertrudes visitou o museu acompanhada da irmã Teodozia Teixeira, 71 anos, do filho Silvio Donizete Messias, 52 anos, e do neto Tiago Monteiro Messias, 16 anos. O filho e o neto moram em Portugal e aproveitaram a visita à família para conhecerem o Parque da Cidade e o Museu do Folclore.


Lauro, ao centro, acompanhado dos amigos da Alemanha

Os visitantes do exterior são presença constante no museu durante o ano todo. Em julho, Lauro Cláudio Nunes, 56 anos, que mora em São José, levou os amigos alemães, de Hanover (Alemanha), para conhecerem o parque e as exposições.

Exposições e Gestão

 As exposições (longa duração e temporária) têm entrada gratuita e podem ser visitadas de forma espontânea, de terça a domingo, das 9h às 17h. As visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do museu (www.museudofolclore.org).

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de São José
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×