Super Merendeiras: escola da região oeste realiza degustação
Atualizado em 17/08/2023 - 10:21
Semifinal do Concurso Super Merendeiras. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-08-2023
Concurso inédito nas escolas municipais agitou a hora do recreio - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Com torcida animada, cantos, cartazes e muito carinho, os estudantes das sete escolas semifinalistas do projeto Super Merendeiras movimentaram a hora do recreio.

Nesta quarta-feira (16) aconteceu a última degustação durante o intervalo, na Emefi Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, no Jardim Pôr do Sol. Para os estudantes da unidade, a receita diferente da tradicional feijoada já está na final.

A competição saudável e animada tem sido um sucesso na rede de ensino municipal e reforça a importância da alimentação adequada para o desenvolvimento dos alunos, além do trabalho reconhecido das merendeiras e da equipe da merenda escolar que atende todas as escolas.

O carinho é o tempero comum em todas as receitas inscritas, que também devem conter ingredientes que já fazem parte da merenda escolar, sendo quatro doces e quatro salgadas.

Na próxima etapa, que deve ocorrer em setembro, um júri de convidados vai degustar os pratos. Em seguida, a competição terá a fase de votação final para definir as duas receitas que entrarão para o cardápio da rede municipal, levando a assinatura da cozinheira responsável.

Na escola da região oeste, a receita de Lucélia Carla Pereira de Jesus, merendeira há dois anos, foi aprovada pelos estudantes. “Estou muito feliz participando do concurso, fazendo algo que eu gosto, que é cozinhar. É muito emocionante ver a felicidade dos alunos chegando com os cartazes. Eles gostam de feijão preto e eu pensei em incrementar com a batata, a cenoura e a linguiça para fazer uma feijoada alegre."

Sophia da Silva Pereira, de 8 anos, adora brincar na escola e curtiu a tarde diferente desta semana. “Comi a feijoada e estava muito boa. A minha turma ficou muito animada, fizemos cartazes e bandeirinhas, eu quero que ela ganhe.”

"Achei a comida muito boa, e o concurso muito importante", disse Luís Henrique dos Santos Paixão, 10 anos. "Eu e meus colegas organizamos uma torcida para que a feijoada ganhe porque ela está excelente. O que mais gosto de comer no dia a dia são frutas, e aqui na escola meu lugar preferido é a Sala Google.”