Mês do Folclore começa terça com quase 3.000 participantes
Atualizado em 14/08/2023 - 15:23
MÊS DO FOLCLORE 2023 - 1
A folclorista Angela Savastano e a educadora social Andrelina Thomaz conduziram encontro realizado com professores na última sexta-feira - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos inicia, nesta terça-feira (15), a programação do Mês do Folclore, com a participação de 2.762 pessoas – de 13 escolas municipais, 9 estaduais e 4 particulares; além de 162 atendidos por 3 instituições e 1 serviço público da Prefeitura (Caps AD).

A programação se estenderá até o dia 6 de setembro, sempre em dois horários, das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30. Além de monitores do museu, também participarão das atividades 119 professores e 164 acompanhantes (das instituições e do serviço público).

Com o tema focado em “saberes e fazeres”, os participantes passarão por diferentes vivências utilizando papel, tecido, elementos naturais, culinária e musicalidade. Também haverá atividades interativas com a presença de alguns representantes da cultura popular.

A Sala das Panelas faz parte da exposição e será reaberta após manutenção

A maioria das atividades ocorrerá na área externa do museu e uma parte delas na Sala das Panelas, que faz parte da exposição de longa duração do museu. O espaço, inclusive, será reaberto durante o Mês do Folclore, após passar por manutenção.

Na semana passada, os professores das escolas participantes passaram por uma formação com técnicos no museu e tomaram conhecimento do conteúdo da programação. A folclorista Angela Savastano e a educadora social Andrelina Thomaz conduziram o encontro realizado na última sexta-feira (11).

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, desde 1997, está instalado no Parque da Cidade, em Santana. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354 – www.museudofolclore.org