Museu do Folclore quer viabilizar novos projetos pelo Proac
12/04/2023 14:17
PROJETO ACESSIBILIDADE
Carrinho que fica na exposição faz parte do projeto de acessibilidade e guarda peças que podem ser tocadas por pessoas com deficiência visual - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos pretende viabilizar, mais uma vez, projetos culturais com recursos do Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que prevê investimentos de quase R$ 100 milhões em projetos culturais de diferentes segmentos.

Na área museológica, os investimentos serão destinados a projetos relacionados a patrimônio histórico e cultural, cidadania cultural, eventos e espaços culturais. O museu vem estudando que segmentos abordará em seus projetos, que deverão ser inscritos até o dia 8 de maio.   

O projeto mais recente do museu, viabilizado com recursos do Proac, foi implantado em janeiro de 2022, permitindo que a exposição de longa duração passasse a contar com mecanismos de acessibilidade, destinados, principalmente, a pessoas com deficiência auditiva e visual.

O mesmo projeto também contemplou a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, com a modernização do seu acervo e do mobiliário.

Gestão

Os projetos do museu serão inscritos pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela sua gestão. O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997, quando foi criado.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×