Museu do Folclore é tema de conclusão de curso em Viçosa
11/04/2023 11:51
TCC MUSEU
Márcio Vinícius decidiu fazer o TCC sobre o Museu do Folclore. Em visita realizada em março, ele ganhou livro sobre a história do museu - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Ele é mineiro de Heliodora, cidade do Sul de Minas, com pouco mais de 6.600 habitantes, mas se considera um joseense de coração, pois cresceu e foi criado em São José dos Campos, cidade onde estudou e concluiu a educação básica. Foi nesta época que conheceu o Museu do Folclore pela primeira vez, em visita escolar à exposição.

Agora, com 24 anos, Márcio Vinícius Carreira Lemes dos Santos estuda História na Universidade Federal de Viçosa (MG) e decidiu que o tema do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) será sobre o Museu do Folclore. E inspiração é o que não lhe falta.

No ano passado, Márcio fez uma visita específica para conhecer melhor o museu e a exposição. “Comecei a pensar no patrimônio da cultura da região a partir do Museu do Folclore e como ele contribui para isso. Foi a partir daí que resolvi qual seria o tema do meu TCC”, ressalta.

“Eu já tinha em mente fazer um trabalho sobre a região. Gostava muito de ouvir causos e acompanhava festas típicas. Minha família tem forte devoção à Nossa Senhora Aparecida e aos poucos fui percebendo que gostaria de abordar o folclore e a cultura da região, mas não sabia por onde começar”, explica Márcio.

Sobre a exposição, especificamente, Márcio destaca que sempre tem algo novo a conhecer e refletir sobre ela. Ele também esteve presente em uma edição do Museu Vivo, que ainda não conhecia. “Tive uma ótima experiência, pois a atividade mostra, de forma prática, que o patrimônio está vivo e presente no nosso cotidiano”, destaca.

Visitantes

Márcio foi uma das 1.252 pessoas que visitaram o Museu do Folclore em março. Destas, 846 foram de São José, 338 de outros 12 estados e 57 municípios; e 16 do exterior (Alemanha – 4, Canadá – 3, Estados Unidos – 5, França – 2 e Portugal – 2).  

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado desde 1997 no Parque da Cidade. Atualmente, sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×