Museu do Folclore integra o Cadastro Estadual de Museus
23/09/2022 14:33
FACHADA DO MF
Vista externa do Museu do Folclore, que fica no Parque da Cidade, em Santana. A exposição abre de segunda a sexta e aos finais de semana - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos passa a fazer parte do CEM (Cadastro Estadual de Museus de São Paulo), mantido pelo Sisem (Sistema Estadual de Museus). A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (21), em ofício enviado pelo Sisem ao Museu do Folclore.

Segundo o documento, o processo cadastral do museu foi deferido pela maioria absoluta dos integrantes do Conselho de Orientação do Sisem, após sessão ordinária realizada segunda-feira (19). Os conselheiros consideraram que o museu está apto a acessar uma segunda etapa do processo.

Ligado à FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), o Museu do Folclore é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, mediante um termo de colaboração.

Políticas públicas

O Cadastro Estadual de Museus é uma ferramenta para gestão de políticas públicas, que tem como objetivo estabelecer padrões de coleta, análise e produção de indicadores e informações sobre os museus paulistas. Ele está inserido nas ações da Secretaria de Cultural e Economia Criativa de São Paulo.

Para passar pelo processo cadastral, o Museu do Folclore preencheu um formulário específico (Instrumento de Qualificação Cadastral – IQC) e foi submetido à uma visita técnica de aferição, realizada em fevereiro deste ano.

Vantagens

A grande vantagem para o Museu do Folclore, de passar a integrar o CEM, é que a partir de agora será possível participar de eventos, publicações, cursos, palestras, oficinas, campanhas e muitas outras ações realizadas pelo Sisem. “Com certeza, é um grande benefício para o museu”, afirma a museóloga Mariana Boujadi.

Para a nova gestora do Museu do Folclore, Maria Siqueira Santos, “fazer parte do CEM significa poder ampliar o nosso relacionamento e troca de experiências com outros museus do Estado de São Paulo, que contribuirá diretamente para o aprimoramento das nossas atividades”.

O presidente do CECP, Ricardo Savastano, ressalta que a aprovação unânime dos conselheiros do Sisem significa, também, um reconhecimento da instituição pelo trabalho que o Museu do Folclore realiza há 25 anos. “Estamos duplamente satisfeitos”, afirma Ricardo.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×