Ação educativa em bares alerta sobre risco de álcool ao volante
Atualizado em 23/09/2022 - 16:05
Semana Nacional de Trânsito - Ação em bares. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 22-09-2022
Se beber, não dirija! Ação educativa da Semana Nacional do Trânsito leva conscientização para os bares da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma ação educativa em dois bares nas regiões sul e central de São José dos Campos alertou motoristas sobre os riscos do uso do álcool ao volante, na noite de quinta-feira (22).

O bate-papo interativo realizado pela equipe de educação para o trânsito integra a programação da Semana Nacional do Trânsito e tem como objetivo despertar a consciência de que bebida e direção não combinam e podem resultar em acidentes. 

Com o uso de um etilômetro (bafômetro) a equipe convidou as pessoas a fazerem o teste, mas sem o rigor de multas ou da fiscalização. O agente da mobilidade, Dênis Oliveira também explicou as consequências caso o condutor seja pego em uma blitz alcoolizado. 

A ação educativa nos bares da cidade foi aprovada pela população. 

“Achei muito legal poder realizar uma ação como essa em um bar. É muito importante conscientizar as pessoas que beber e dirigir não combinam”, disse a empresária Luana Ayres. 

Para o casal Renato e Gisele Pavan a população precisa ser educada sobre o perigo de dirigir embriagada e colocar sua vida e de outras pessoas em risco.

Mesma opinião do policial militar Enerson Silva. “Importante para esclarecer e conscientizar a população sobre o assunto que é muito sério. Direção e álcool causa muitos acidentes, e um trabalho assim ajuda a propagar a informação correta e diminuir esses índices”, disse. 

Para o gerente de um dos bares, Raimundo Sousa a ação educativa é esclarecedora. “Achei maravilhosa a ação. As informações são passadas de forma clara, mas leve para os clientes, pois queremos que eles venham se divertir, mas voltem em segurança para suas casas e famílias” .

Tolerância zero

A cantora Mona Reis imaginava que existia tolerância na aplicação do teste do bafômetro. “Eu nunca havia feito um teste de bafômetro e não sabia as informações corretas sobre o assunto. Achava que havia uma tolerância e que só acima de 0,34 seria multada. Achei essa ação muito válida para esclarecer dúvidas. Temos de nos conscientizar que beber e dirigir é crime mesmo”.

O teste

O teste de bafômetro mede a incidência de álcool presente no organismo. E existe um limite mínimo, para fins legais, que é de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expedido nos pulmões durante os testes. 

Até esse limite, o motorista está “apenas” cometendo uma infração de trânsito, mas o condutor já perde o direito de dirigir por um ano e vai receber uma multa de R$ 2.934,70. Mas se o indicador marcar 0,34, o condutor é preso porque dirigir sob efeito de álcool é considerado crime.

Ações

A programação da Semana Nacional do Trânsito inclui outras ações de conscientização sobre o uso do álcool ao volante. No sábado (24), será realizada ação educativa na praça de alimentação do Shopping Jardim Oriente, das 19h às 20h30, ressaltando a importância de beber e não dirigir e incentivando a utilização de aplicativo ou o motorista da rodada. 


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×