Museu Vivo tem artesanato em bambu, sequilho e viola caipira
Atualizado em 02/09/2022 - 22:05
MUSEU VIVO - DIA 4
Cida vai compartilhar, mais uma vez, seu saber culinário, fazendo sequilho de amido de milho, durante o Museu Vivo - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Quem for ao Museu Vivo neste domingo (4), no Museu do Folclore de São José dos Campos, terá a oportunidade de acompanhar, de perto, o trabalho do artesão Jairo Fernandes, natural de Resende (RJ). Ele compartilhará seu saber artesanal em fazer objetos utilizando o bambu como matéria prima.

Jairo é um dos participantes de domingo

Jairo conta que foi em Baependi (MG), onde morou por alguns anos, que ele aprendeu a trabalhar com bambu, a partir da vivência com um vizinho. Com o tempo, conseguiu passar seu saber para os nove irmãos. Antes disso, chegou a fazer cestos para vender e ajudar nas finanças da casa.

Uma outra convidada para a programação é a paraibunense Maria Aparecida Fonseca Ribeiro (foto maior), que mostrará seu saber na culinária, ao fazer uma receita de sequilho de amido de milho. Cida, como é conhecida, conta que gosta de cozinhar sem muita complicação. “Minha comida é simples”, diz ela.

Mesmo aposentada, Cida se mantém muito ativa, participando das atividades da Fundação Cultural de Paraibuna, onde mora. E sempre que é convidada para participar de alguma atividade do Museu do Folclore, como o Museu Vivo, por exemplo, ela marca presença.

O grupo será completado pelo violeiro Valdir Ramos, nascido em Igaratá (SP), e conhecido no meio musical pelo nome artístico de Ramos Play Show Sertanejo. Valdir é de família de músicos e aprendeu a tocar viola com seus pais, que já dominavam o instrumento.

Valdir Ramos toca viola há muito tempo

“A música faz parte da minha vida há 15 anos. Já formei dupla com outro violeiro por um bom tempo e chegamos a tocar em diferentes estados, mas há três anos optei pela carreira solo”, conta Valdir. Domingo ele volta ao Museu Vivo para compartilhar o seu saber musical.

Programa

O Museu Vivo é um programa que visa dar visibilidade a representantes da cultura popular regional e aos seus saberes, em particular, nas áreas do artesanato, culinária e música. A atividade acontece aos domingos, das 14h às 17h. Os fazedores – como são chamados – são identificados na comunidade por meio de pesquisa de campo realizada pelo museu.

O Museu do Folclore, onde acontece o Museu Vivo, é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
www.museudofolclore.org