Museu estimula leitura durante Semana Nacional da Biblioteca
21/10/2022 15:06
SEMANA DA BIBLIOTECA
Durante toda a semana, o museu dará dicas de leitura sobre livros do Saci, que fazem parte do acervo da biblioteca - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Por ocasião da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída por decreto federal em 1980 e comemorada de 23 a 29 de outubro, o Museu do Folclore de São José dos Campos realizará uma ação de estímulo à leitura e de divulgação da sua biblioteca, instalada em prédio anexo ao da exposição e especializada em cultura popular.

De terça a sexta, das 9h às 17h, os visitantes terão à sua disposição, na varanda do museu, um ambiente de leitura com mesa, cadeiras e alguns exemplares do acervo da biblioteca. Também serão distribuídos folhetos informativos sobre o espaço e livros do projeto Coleção Cadernos de Folclore.

Além disso, durante toda a semana, o museu também dará dicas de leitura, pelas redes sociais, dos vários títulos que possui na biblioteca sobre o Saci, personagem do folclore brasileiro. No Estado de São Paulo, uma lei de 2004 instituiu o Dia do Saci, em 31 de outubro.

Criação e modernização

A biblioteca do museu foi criada pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) em 1999 e leva o nome da professora, folclorista, pesquisadora e escritora Maria Amália Corrêa Giffoni (falecida em 1994). A folclorista fez doação de todo seu acervo particular ao espaço.


Maria Amália Giffoni

Antes dela, as folcloristas Angela Savastano e Helena Weiss (já falecida) também já haviam feito doações de vários livros à biblioteca. Hoje, o espaço tem um acervo total de 4.210 itens, entre livros (2.244), DVDs (511), CDs (435), entre outros.

Em 2019, este acervo, o mobiliário e equipamentos de informática da biblioteca passaram por uma modernização, viabilizada com recursos do Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual.


O acervo e mobiliário da biblioteca foram modernizados

O empréstimo de livros e outros itens pode ser feito pessoalmente, mediante cadastro. O acervo pode ser consultado pelo site do museu, no item Biblioteca (Pesquisar Acervo) do menu. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bibliotecadomuseu@gmail.com.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade, em Santana, região norte. Sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×