Último Museu Vivo de outubro reúne mais três fazedores
20/10/2022 17:26
MUSEU VIVO - DIA 23 OUT
O músico Ari Pereira também é brincante, produtor cultural e educador; e pretende mostrar vivência musical - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Para a última edição de outubro do Museu Vivo, marcado para este domingo (23), o Museu do Folclore de São José dos Campos reunirá o músico Ari Pereira, o artesão Benedito Domingos dos Santos e a doceira Rosemary Laranjeira David. Das 14h às 17h eles vão compartilhar com o público, na área externa do museu, os seus saberes e fazeres.

O Museu Vivo é um programa que valoriza a sabedoria popular, coloca em evidência o detentor deste saber e oferece uma vivência ao público, particularmente no artesanato, na culinária e na música. A atividade ocorre durante todo o ano, em pelo menos três domingos do mês, sempre no período da tarde.

Música

Aos 46 anos, Ari Pereira, que também é brincante, produtor cultural e educador, pretende mostrar como a vivência musical, aliada à construção de instrumentos musicais alternativos, que ele também pratica, podem estimular a reciclagem e reutilização de materiais recicláveis.

Ari Pereira nasceu numa família de músicos e o convívio diário também o fez gostar naturalmente de música e aprender a tocar violão sozinho. Quando adulto, passou a tocar com um grupo de teatro de rua e, posteriormente, aprendeu a fazer instrumentos musicais com material reciclável.

Artesanato


Benê vai compartilhar um dos muitos saberes

O artesão, professor e figureiro Benedito Domingos dos Santos, 63 anos, conhecido por Benê, vai compartilhar sua sabedoria na construção de brinquedos tradicionais, a mesma que utiliza para montar os conhecidos bonecões de Carnaval. Benê é filho de Maria Benedita dos Santos, a Lili Figureira. 

Benê é um fazedor da cultura popular que já se envolveu com muitos outros saberes. Ele também é artista popular, cenógrafo, pesquisador, fotógrafo, escritor (autor do livro Gigantes do Vale) e Luthier (profissional que constrói e conserta instrumentos musicais de forma artesanal).

Culinária


Rosemary Laranjeira vai fazer uma cuca

Rosemary Laranjeira David, 55 anos, gosta de fazer doces (como bolos de pote, pudins, pavês e outras), utilizando, muitas vezes, cascas de frutas em suas receitas, onde procura utilizar os alimentos quase que integralmente. No domingo, ela vai fazer uma cuca. Além da culinária, ela também faz artesanato de costura e crochê.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×