Linha Verde passa a operar até a Rodoviária Nova
Atualizado em 21/10/2022 - 08:36
Estaçōes Terminais da Linha Verde
Os VLPs integram o sistema de transporte público da cidade de forma integrada com as demais linhas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir deste sábado (22), a Linha Verde, corredor sustentável exclusivo, por onde circulam os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) 100% elétricos, passa a  interligar o Terminal Sul, no Campo dos Alemães ao Terminal Rodoviário Frederico Ozanam, na Vila Piratininga.

Desde 31 de julho, a Linha Verde vinha operando entre a Estação Sul e a Estação Dutra, no Jardim Satélite.

Com a ampliação do itinerário, a nova rota vai contar com 11 estações de embarque e desembarque integradas com outras linhas do sistema de transporte público. O horário de atendimento é das 6h30 às 23h.

Durante a semana, serão oferecidas 46 partidas da estação Sul até a Estação Rodoviária e outras 46 no sentido contrário. Aos sábados serão 32 partidas e aos domingos, 23.

Os VLPs integram o sistema de transporte público da cidade de forma integrada com as demais linhas.

As viagens ligam o Campo dos Alemães à estação rodoviária. O embarque é feito exclusivamente nas estações.

O trajeto de partida sai da estação Sul, passando pelas estações Eldorado, Vale do Sol, Jardim Morumbi, Jardim Oriente, Jardim América, Estação Dutra, Estação Vila Sanches até a estação Vila Bandeirantes, no Terminal Rodoviário Frederico Ozanan. A viagem de retorno sairá do Terminal Rodoviário passando pela Estação Oswaldo Cruz, em frente ao Center Vale Shopping, Estação Satélite, Jardim América, Jardim Oriente, Jardim Morumbi, Vale do Sol, Eldorado até retornar à estação Sul.

Os carros são operados pelas empresas concessionárias do sistema de transporte público. A Linha Verde está em operação desde 31 de julho, oferecendo o trajeto do Terminal Sul até o Terminal Dutra.

Cartão

O novo sistema não possui catracas ou cobradores. No VLP, o próprio passageiro valida seu cartão eletrônico nos equipamentos instalados nas portas de entrada do veículo. O pagamento das viagens será feito exclusivamente por meio do cartão eletrônico, o mesmo utilizado nos ônibus do transporte público do município, garantindo a integração do sistema.

Quem ainda não possui o cartão eletrônico, pode solicitar a primeira via na sede do Consórcio 123, que fica rua Rui Barbosa, 15, no centro da cidade. É necessário levar um documento com foto. A primeira via é gratuita. A compra de créditos pode ser feita na sede do consórcio ou em outros 15 pontos de vendas em diversas regiões da cidade, pelo site do consórcio ou pelo aplicativo Recarga Pay.

Capacidade

Com 22m de comprimento, os VLPs têm capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os veículos possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, além de monitores instalados no teto, rádio e alto falantes.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. Ao todo, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos.