Serralha e pitanga são os temas da roda de conversa desta sexta-feira
Atualizado em 29/11/2022 - 14:07
Roda de Conversas Pancs. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 08-04-2022
Participantes podem degustar receitas, visitar a horta modelo e ganhar mudas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta sexta-feira (2), a partir das 9h, a última roda de conversa do ano sobre plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como panc. Dessa vez, as protagonistas serão a serralha (Sonchus oleraceus) e a pitanga (Eugenia uniflora), destacando os valores nutricionais, o modo de consumo e cultivo, além da degustação de receitas.

Com periodicidade mensal e aberto ao público, o evento será realizado no auditório da Casa do Café, que fica no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana), na região norte. Os participantes ainda poderão visitar a horta modelo e receber mudas das plantas discutidas no mês, ampliando o acesso ao consumo.

A serralha é uma hortaliça rica em fibras, ferro, potássio, cálcio e zinco. Folhas, flores e talos são comestíveis e fornecem também ácidos graxos, ômega 3 e compostos antioxidantes, como carotenoides, tocoferóis, antocianinas e flavonoides, que contribuem na prevenção de doenças e agravos não transmissíveis.

Típica de mata atlântica, a pitanga é uma e espécie comumente encontrada na arborização do município, compondo a gama de variedades que são plantadas pela Prefeitura. Os frutos fornecem fibras, vitamina C e nutrientes antioxidantes, como antocianinas, carotenoides, licopeno e compostos fenólicos. As folhas também são comestíveis e apresentam compostos bioativos com efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, como quercetina e miricetina.

Ao longo deste ano, as rodas de conversa sobre plantas comestíveis abordaram os seguintes temas: cunhã, folha de batata-doce, feijão-guandu, pariparoba, brotos comestíveis de lentilha, girassol e colza, cambuci, sálvia, flores comestíveis: primavera, cosmos, tagete e flor borboleta, ora pro nóbis, açafrão-da-terra, pimenta-rosa, baru e dente-de-leão. A atividade tem com objetivo promover a alimentação saudável de forma orgânica e sustentável, tendo como foco a discussão sobre o benefício do resgate ao cultivo e consumo das plantas alimentícias não convencionais.

Panc

As plantas alimentícias não convencionais representam um grupo de hortaliças rústicas que se desenvolvem bem em pequenos espaços, sem necessidade do uso de agrotóxicos. O consumo habitual era dentro das organizações familiares, mas acabou se perdendo com a modernização da indústria e agricultura.

Deste modo, o resgate ao consumo dessas hortaliças valoriza a cultura e o conhecimento regionais, permite o acesso a alimentos orgânicos de baixo custo e alto valor nutricional e promove uma alimentação saudável. Mais informações e receitas no folder, na cartilha e playlist de vídeos.