Campanha de prevenção à aids promoverá ações de orientação
29/11/2022 14:43
Campanha contra Aids e IST’s antes e durante o Carnaval. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 25-02-2019
População poderá fazer o teste rápido e receber preservativos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Saúde

Começa nesta sexta (2) a Campanha Nacional do Dezembro Vermelho, que chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com HIV e portadoras de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Em São José dos Campos, a Prefeitura programou ações de orientação sobre saúde até o dia 11, a ser realizadas nos abrigos municipais, no Parque da Cidade e Centro da Juventude.

A iniciativa faz parte da campanha Fique Sabendo, cujo objetivo é conscientizar a população sobre os riscos dessas doenças e informar sobre as formas de apoio e tratamento. Durante as atividades, os interessados poderão fazer o teste rápido de HIV e sífilis e receber preservativos.

Geralmente o teste rápido demora em torno de 20 minutos. Dependendo do resultado, pode se estender por mais tempo no pós-aconselhamento. Todos os casos positivos são encaminhados ao CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral, antibióticos, antifúngicos), que são inteiramente gratuitos.

De janeiro a outubro foram diagnosticados 142 casos novos de HIV/aids em São José. Desse número, 89 pacientes já manifestaram os sintomas da doença e 53 são soropositivos para o HIV. Todos são acompanhados pelo CRMI.

• Dia 2, das 7h às 11h – Abrigo Ebenezer (Serrote)
  • Dia 3, das 10h às 16h – Parque da Cidade (Pavilhão Gaivota)
  • Dia 5, das 7h às 11h – Abrigo Tesouro (Vila Tesouro)
  • Dia 6, das 7h às 11h – Abrigo Boas Novas (Majestic)
  • Dia 7, das 7h às 11h – Abrigo Nova Esperança (Torrão de Ouro)
  • Dia 8, das 7h às 11h – Abrigo Centro (Centro)
  • Dia 9, das 7h às 11h – Abrigo Centro (Santana)
  • Dia 11, das 14h às 19h – Centro da Juventude (Jardim América), durante o Conexão Juventude

Infecções

As infecções sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.

De maneira menos comum, elas também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. A transmissão pode ocorrer ainda da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento, que é gratuito nos serviços de saúde do SUS, melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

O termo IST passou a ser adotado em substituição à expressão DST (doenças sexualmente transmissíveis) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem  sinais e sintomas. As principais são herpes genital, cancro mole (cancroide), HPV, doença inflamatória pélvica (DIP), donovanose, gonorreia e infecção por clamídia, linfogranuloma venéreo (LGV), sífilis, infecção pelo HTLV e tricomoníase.