Alunos da rede municipal fazem prova do Saresp nesta semana
Atualizado em 29/11/2022 - 16:33
Entrega da Escola 5.0 na Emefi Profº Alvaro Gonçalves no Campo dos Alemães. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 25-11-2022
Exame será aplicado para mais de 13 mil estudantes nas 50 escolas municipais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Mais de 13 mil alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos realizam nesta quarta (30) e quinta-feira (1º) o exame do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

A prova será aplicada nas 50 escolas de ensino fundamental integral para os estudantes do 2º, 3º, 5º e 9º anos e avalia habilidades e competências em língua portuguesa e matemática. Neste ano, as turmas do 3º ano participarão da avaliação por amostragem. Pais ou responsáveis também respondem um formulário socioeconômico.

O Saresp é aplicado pelo Governo do Estado a fim de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento da melhoria da qualidade educacional.

Para a equipe técnica da Prefeitura, os resultados do exame possibilitam o planejamento de ações pedagógicas específicas para a aprendizagem dos alunos em cada escola da rede municipal. O resultado deverá ser divulgado no início de 2023.