Linha Verde recebe plantio de mais 400 árvores
22/11/2022 16:58
Plantio de árvores na Linha Verde
Objetivo da ação é deixar a cidade mais verde e criar sombreamento na Linha Verde - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

Como deixar a Linha Verde ainda mais sustentável? Plantando árvores! É isso que a Prefeitura de São José dos Campos vem fazendo. As espécies, com cerca de dois metros, estão sendo fixadas entre as estações de embarque e desembarque de passageiros em trechos que não possuem interferência urbana.

Para aproveitar esse início do período de chuva, a Secretaria de Manutenção da Cidade está plantando cerca de 400 espécies entre as estações do Jardim Vale do Sol e a Estação Satélite, na região sul, que possuem uma distância de um quilômetro entre si.

O objetivo da ação é deixar a cidade mais verde e criar sombreamento na Linha Verde que está margeada por ciclovias e passeios ao longo de todo o seu trajeto, conectando as estações de embarque.

Em setembro deste ano, a Prefeitura plantou 37 Cerejeiras no canteiro da Estação Jardim Oriente, em comemoração do Dia da Árvore e à chegada da primavera. As árvores foram doadas pela colônia japonesa da cidade há dois anos. Elas continuam a receber os cuidados e regas diárias para que se fortaleçam no solo.

As árvores foram plantadas entre as ruas Sumatra e Rosário, também na região sul. O local foi escolhido em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa em São José dos Campos.

Estação

No Vale do Sol, a estação é bidirecional e permite o embarque e desembarque dos passageiros dos dois lados. A estrutura é metálica, possui 24 metros de comprimento, 3,85 metros de altura e área interna de cerca de 96 metros quadrados.