Museu aborda movimento cultural no Dia da Consciência Negra
Atualizado em 17/11/2022 - 15:27
MUSEU VIVO - DIA 20.11
Integrantes do Movimento Cultural Nhô Arruda, criado por iniciativa de Robson Vieira (de chapéu de palha, ao centro) - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Integrantes do Movimento Cultural Nhô Arruda, de Campinas, são os convidados do Museu Vivo deste domingo (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. A atividade é realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos e acontece das 14h às 17h, no Parque da Cidade.

O grupo compartilhará, no artesanato, seus saberes e fazeres sobre a construção de um instrumento musical de percussão criado na África, conhecido por abê, agbê ou xequerê (feito de cabaças que crescem no campo e que ficam em secagem por vários meses). O instrumento é utilizado pelo grupo nas suas manifestações.

Na culinária, a vivência do movimento cultural incluirá uma receita de doce de abóbora; e na música, o ritmo do Samba de Bumbo Paulista. Neste mês, o programa Museu Vivo vem destacando as manifestações culturais de referência afro-brasileiras, como forma de fortalecer o diálogo com o público. 

Criação

O Movimento Cultural Nhô Arruda foi criado em fevereiro de 2019, como proposta de vivência cultural que se fundamenta na história da família de Robson Vieira Lopes (Robsinho). Integrantes da sua família narram, aos visitantes do Espaço Cultural Nhô Arruda, suas memórias, batuques, modos de cozinhar, de plantar e de cultivar.

Robsinho é integrante da Comissão de Acompanhamento do Dossiê de Registro das Matrizes do Samba de Bumbo Paulista, realizado pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Atualmente, o movimento vem produzindo materiais didáticos sobre a tradição familiar (inclusive virtuais), realizando vivências de Samba de Bumbo Paulista e apresentações.

Gestão

Instalado no Parque da Cidade desde 1997, o Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, atualmente, é gerido pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×