VLP de São José é projeto-modelo em visita do Banco Mundial
Atualizado em 16/11/2022 - 17:26
Visita das comitivas de Santa Catarina e Banco Mundial na estação Sul da Linha Verde. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 14-11-2022
Comitiva durante visita ao Terminal Sul para conhecer a Linha Verde e o VLP - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Representantes do Banco Mundial e da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), formada pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo, estiveram em São José dos Campos na segunda-feira (14) para conhecer projetos voltados à inovação e tecnologia implantados no sistema do transporte público da cidade, como a eletrificação do transporte. São José dos Campos possui uma frota com 12 VLPs 100% elétricos.

A comitiva foi acompanhada por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, que explicaram o modelo operacional dos veículos elétricos, como autonomia, programação das linhas, tempo de viagem e aceitação da população. O sistema de priorização semafórica dos VLPs na Linha Verde também foi um dos temas de interesse da comitiva.

Este novo sistema semafórico, através de sensores e câmeras, reconhece a aproximação do VLP a 200 metros de distância e altera a programação, liberando os semáforos para os VLPs. Com isso, é assegurado o trajeto contínuo e sem paradas, conferindo mais agilidade ao transporte público.

Durante a visita, a comitiva conheceu 'in loco' a subestação de carregamento dos VLPs (Veículos Leves sobre Pneus), as estações de embarque e desembarque do Terminal Sul, no Campo dos Alemães, além de embarcar no VLP para conhecer a Linha Verde. O grupo também visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) para conhecer o sistema de monitoramento.

Segundo o representante do Banco Mundial, Georges Bianco Darido, a visita teve como objetivo oportunizar aos gestores e técnicos dos municípios consorciados ao CIM-AMFRI o conhecimento das especificidades e resultados já obtidos na adoção de sistemas de transporte coletivo com a utilização de ônibus elétricos.

Segundo Darido, a escolha por São José se deu em razão de a cidade possuir população semelhante e com tecnologias avançadas em relação aos ônibus elétricos, mobilidade urbana e gestão de trânsito. “As visitas à Linha Verde e ao CSI foram excelentes e nos ajudaram também a entender os desafios do modelo”, disse.

Para ele, com o avanço da estruturação da operação de crédito externo do Banco Mundial, essa missão institucional foi proposta aos gestores e técnicos dos municípios consorciados para a vivência de experiências de sistemas de transporte coletivo com uso de frota movida a energia elétrica. Além de São José, a comitiva também irá conhecer o sistema de transporte eletrificado implantado em Santiago do Chile e Santa Fé, na Argentina. “A visita a São José dos Campos e a Santiago do Chile considera casos já em implantação e de sucesso”, disse.

Entre os objetivos do grupo está a implantação de um sistema de Transporte Coletivo Regional para integrar e interligar os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias.