Museu Vivo de domingo tem novas vivências da cultura popular
Atualizado em 11/11/2022 - 14:46
MUSEU VIVO - DIA 13 NOV
Os primos Tomas Marcelino Lopes (Zé Simão) e Carlos Lopes formam a dupla de violeiros 'Os Conquistadores' - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Dando sequência ao diálogo com as manifestações afro-brasileiras, iniciadas neste mês, em decorrência do Dia da Consciência Negra (20), o Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, neste domingo (13), mais uma edição especial do Museu Vivo. A atividade, como sempre, acontecerá na área externa do museu, das 14h às 17h.

Para este final de semana, foram convidados fazedores que já participaram do programa em outras oportunidades: Josefa Vieira Gomes (Zefa), para a culinária, os violeiros Zé Simão e Carlos Lopes (Os Conquistadores), para a música, e o poeta Ismael Alcacibas Jones.

Culinária

A cearense Josefa Vieira Gomes

Conhecida no bairro Campos de São José, onde mora desde 1989, como Zefa, a cearense Josefa Vieira Gomes, 58 anos, vai preparar uma receita de colorau feito no pilão, com urucum e fubá. Seu dom pela culinária vem de criança, quando fazia tapioca para substituir o pão de sal. “No sertão era tapioca, jerimum, mandioca, inhame, este era o café da manhã da gente”, conta ela.

Música

O joseense Tomas Marcelino Lopes (Zé Simão), 71 anos, e o primo Carlos Lopes, formam a dupla de violeiros Os Conquistadores. Zé Simão aprendeu a tocar violão acompanhando as Folias de Reis que passavam na fazenda onde morava. Quando casou saiu para o mundo com a música, formando a dupla Zé Simão e Simãozinho.

Há mais de 40 anos, vive de música e na época do fim da dupla (há 20 anos), trabalhou um pouco de camioneiro, mas sempre tocando e cantando. Já gravou 6 LPs de vinil e 7 CDs com outras duplas.

Poesia

Ismael é poeta e vai compartilhar o seu saber

O poeta e professor Ismael Alcacibas Jones, 67 anos, vai compartilhar suas poesias com o público, montando um varal com os seus trabalhos para que as pessoas possam apreciar todos eles. Ismael é graduado em Estudos Sociais e pós-graduado em Docência Superior.

Lecionou por 30 anos na rede particular de ensino na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, mostra suas poesias nas feiras-livres de São José e por um serviço que denominou de ‘Disque Poesia’. Já publicou os livros Busca Incessante (1999), O Poeta, o varal e a poesia (2019) e Crônicas do Poeta (2020).

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org