Até outubro, 100 estrangeiros visitaram o Museu do Folclore
09/11/2022 17:06
VISITANTES DE OUTUBRO 2022
A educadora Angélica Bellucci, o casal Rubens e Isabel, as irmãs Dulce e Thais Alarcon e o cunhado Paulo Alarcon - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Casada com o argentino Mário Feldman e morando em Buenos Aires já há algum tempo, a brasileira e professora Fabia Cristina Ribeiro vem ao Brasil, anualmente, para rever sua mãe, que mora em São José dos Campos. Desta vez, ela veio em outubro e aproveitou a oportunidade para conhecer o Museu do Folclore.


O argentino Mário Feldman e a esposa Fabia Cristina

“Sempre que estamos no Brasil vamos ao Parque da Cidade, mas nunca tínhamos visitado o Museu do Folclore. Desta vez, resolvemos entrar para conhecer as exposições e tanto eu como meu marido ficamos encantados”, afirmou Fabia Cristina. Assim como Mário, 100 estrangeiros de 24 países conheceram o Museu do Folclore neste ano.

Relato parecido tem o casal brasileiro Rubens Alarcon e Isabel R.L, que há 32 anos mora no Canadá. Apesar de virem ao Brasil sempre que podem, para visitar familiares na cidade, ainda não conheciam o Museu do Folclore. “Por conta da pandemia, ficamos cinco anos sem viajar e agora tivemos o prazer de conhecer o museu”, explicou Rubens.

Em dez meses

Nos dez primeiros meses do ano, o museu recebeu 16.124 visitantes de São José, de outras cidades e do exterior. Só em outubro foram 1.782 visitantes (1.436 de São José, 335 de outros estados (16) e cidades (74); e 11 do exterior (Argentina 3, Canadá 2, Estados Unidos 2, México 2, Dubai 1 e Suécia 1).


José Paulo na Sala Identidades

Entre os visitantes de São José, um destaque para José Paulo de Oliveira, 83 anos, integrante da Folia de Reis Estrela do Oriente. Ele participou da reunião com os mestres de Folias de Reis, realizada em outubro, e depois visitou a exposição, podendo rever sua foto na Sala Identidades.

Exposição e gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo localizado no Parque da Cidade, região norte. Sua exposição de longa duração e exposições temporárias podem ser visitadas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

A gestão do museu é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7354 ou (12) 3924-7318
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×