Mineira de Maria da Fé montará presépio do Museu do Folclore
07/11/2022 15:55
MONTAGEM PRESÉPIO
Em 2020, o presépio do museu foi montado pela também mineira Ana Rosa dos Santos, 75 anos, de Sapucaí Mirim - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Aos 74 anos, a mineira Maria Bernadete Caetano Souza, nascida em Maria da Fé, será a responsável pela montagem do presépio do Museu do Folclore neste ano. Ela deve começar o trabalho no próximo fim de semana. Recentemente, participou de um bate-papo sobre o assunto, com a folclorista do museu, Angela Savastano.


Bate-papo com a folclorista Angela Savastano (à esquerda)

Bernadete ainda mantém a tradição familiar de montar presépios, sabedoria que herdou de sua avó, quando tinha 12 anos de idade. Foi nesta época que ela também perdeu o seu avô, motivo que a fez passar a frequentar a casa da avó mais vezes. Foi lá que Bernadete criou suas primeiras memórias sobre a montagem de presépio.

“Minha avó pedia para eu ir até a beira do rio pegar pedrinhas para colocar no presépio. Eu também colhia mato, palhas e plantas para montar o caminho e colocar as figuras pequenas de gesso”, recorda Bernadete.


Bernadete vai montar o presépio

Bernadete também cita que comprava óleo e pavio para acender e deixar queimando todas as noites até o Natal. “Minha avó montava o presépio sempre no começo de novembro, em frente à porta da sala, na mesma mesa de jantar quadrada, onde a família se reunia”, ressalta.

Filhos e netos


Bernadete já montou o presépio da sua casa no último dia 2 

Hoje, Bernadete monta o seu presépio com os filhos e os netos, numa mesa que fica na área externa e coberta da casa, em frente a porta da sala. O cenário tem pedras e plantas naturais compondo o caminho, como era o presépio da sua avó. As vezes ela coloca uma casinha, outras vezes uma gruta.

Maria e José são colocados no caminho, pois Jesus ainda não nasceu. No dia 25 de dezembro ela coloca Jesus no presépio. Para Bernadete, a parte do presépio mais significativa é a manjedoura, “pois é um local muito sagrado”, diz ela. O deste ano ela montou no dia 2 de novembro.

Abertura

O presépio do Museu do Folclore será aberto no dia 4 de dezembro, às 14h, marcando o início do ciclo de Natal. Quatro Folias de Reis participarão da manifestação: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia dos Três Reis Estrela do Oriente, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha e Folia de Reis São Vicente de Paula.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.musedofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×