Passeio especial com grupo do Integra aprova VLP
04/11/2022 18:44
PCDs do Integra participam de passeio no VLP pela Linha Verde
Embarcado em um VLP 100% elétrico, grupo de PCDs do Integra conheceu o corredor da Linha Verde - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Um grupo de cerca de 40 pessoas com deficiência que participa do Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência) fez um passeio exclusivo em um VLP (Veículo Leve Sobre Pneus) 100% elétrico para conhecer a Linha Verde, corredor sustentável que liga o Campo dos Alemães ao Terminal Rodoviário, no Jardim Paulista, na região central de São José dos Campos.

Um grupo embarcou na tarde de quinta-feira (3) e o outro na manhã desta sexta-feira (4). O passeio faz parte das comemorações pelos 15 anos do Integra.

A bordo do VLP, eles rodaram pelas 11 estações e aprovaram o veículo, considerado inclusivo, seguro e confortável. 

O grupo embarcou no Centro da Juventude e circulou no corredor sustentável, realizando paradas para conhecer as estações.

Itens de acessibilidade como a rampa de embarque e os espaços disponíveis para cadeirantes também foram apresentados e utilizados pelos usuários. Toda a frota de veículos do transporte público de São José é adaptada.

Para Bianca Paula da Silva, de 33 anos, moradora do Galo Branco e que pela primeira vez realizou uma viagem sem sua mãe, o passeio foi especial.

Ela achou o VLP muito confortável e acessível. Bianca é cadeirante e precisou ser atendida pelos serviços de acessibilidade do VLP. “Estou muito feliz fazendo este passeio”. 

Morador do Jardim Apolo, Antônio Pedro, de 35 anos, também andou pela primeira vez na Linha Verde. “Estou super animado e pretendo andar de VLP sempre que o Integra nos convidar”.

Inclusão

Segundo a terapeuta ocupacional do Integra, Aline Ortega, os passeios são muito importantes, pois são atividades que saem da rotina e promovem a inclusão do PCD (Pessoa com Deficiência).

O Integra também promove a socialização por meio de oficinas de artes, culinária, dança e informática. 

Para ela, o VLP é um modal que irá facilitar a mobilidade dos atendidos pelo centro. “As famílias já comentaram com a gente que acham o sistema interessante em razão da acessibilidade.”

Capacidade

Com 22 metros de comprimento, os VLPs têm capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os veículos possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, além de monitores instalados no teto, rádio e alto-falantes.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. Ao todo, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×