Site do Projeto Balaio Galeria abre espaço para técnica do crochê
22/03/2022 11:46
BALAIO GALERIA - CROCHÊ
A crocheteira Marly Ribeiro, de São José dos Campos, é uma das novas integrantes do projeto Balaio Galeria - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A partir desta terça-feira, o site do projeto Balaio Galeria, do Museu do Folclore de São José dos Campos, abre espaço para o crochê, técnica que tem atravessado gerações. Nesta nova página é possível encontrar diferentes trabalhos que evidenciam os saberes e os fazeres de artesãs que dominam a agulha e a linha com maestria.

Com um olhar atento, é possível perceber a variedade de cada peça, a diferença dos materiais utilizados e a criatividade que cada das seis crocheteiras utiliza em seu trabalho. A nova técnica destacada no site se junta a outras duas já inseridas na mesma página de Artes: bordados e cerâmica figurativa.

É comum que a transmissão de saberes e conhecimentos sobre essa técnica aconteça por meio da convivência com algum familiar ou vizinho próximo. Muitas vezes os ensinamentos são passados de forma oral, a partir de observações das práticas e passados de geração em geração.

A palavra crochê deriva de crochet, que em francês significa gancho. Isso porque é uma técnica que usa como ferramenta uma agulha com um gancho em sua ponta para entrelaçar um fio, que pode ser natural ou sintético. Podemos encontrar esses trançados em vestimentas, acessórios, roupas de cama, mesa e nas mais diversas decorações.

Projeto

O projeto Balaio Galeria, viabilizado por meio virtual, é um espaço que dá visibilidade às sabedorias que se manifestam em expressões artísticas e nos fazeres artesanais, de grupos e pessoas.

A intenção é valorizar e fomentar a arte e o artesanato, sob a ótica da cultura popular, por meio de conteúdos e ações que visam promover a salvaguarda e autonomia de quem faz arte.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade, em Santana, região norte. Sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org / www.balaiogaleria.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×