Assinatura de convênio marca início da Semana da Água
Atualizado em 22/03/2022 - 19:40
Abertura Oficial da Semana da Água. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 22-03-2022
Logo após a assinatura do convênio, os participantes colocaram placas de identificação QRCode nas árvores do pomar de frutas nativas do Parque Tecnológico - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Prefeitura de São José dos Campos e Gerdau assinaram, na manhã desta terça-feira (22), acordo de parceria para adoção de nascente no bairro Chácaras Reunidas, região sul da cidade. A adesão da empresa ao Programa Revitalização de Nascentes marcou a abertura oficial da Semana da Água nesta terça-feira (22). A programação segue até o dia 31, com atrações em todas as regiões.

O convênio prevê que a Gerdau faça a manutenção e fomente atividades de educação ambiental na região do entorno da nascente por um ano, quando o termo entre as partes poderá ser renovado e ampliado.

O Programa Revitalização de Nascentes promove, desde 2006, a revitalização de nascentes degradadas, localizadas em áreas públicas urbanas, por meio da revegetação de suas Áreas de Preservação Permanentes. Esta será a 36ª nascente protegida. Desta forma, procura contribuir, mediante ações locais, para a melhoria das condições da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Esse convênio integra o Nossa Nascente, instituído pelo decreto 18.748, de 18 de fevereiro de 2021 no âmbito do Programa Revitalização de Nascentes. Ele permite parcerias entre o Município e a iniciativa privada ou com entidades da sociedade civil organizada interessadas em colaborar com a revitalização e preservação de nascentes localizadas em áreas públicas.

Árvores

Logo após a assinatura do convênio, os participantes colocaram placas de identificação QRCode nas árvores do pomar de frutas nativas do Parque Tecnológico.

O sistema, presente em todas as regiões, disponibiliza no site da Prefeitura as informações de cada árvore, como nome popular, nome científico, altura, diâmetro, coordenadas de localização e fotografias.

Confira a programação completa da Semana da Água em São José.

Arena

Mais tarde, também pela Semana da Água, aconteceu a visita ao sistema de reúso de água da Arena de Esportes, que abastece os vestiários e sanitários do complexo esportivo. O sistema é composto por um reservatório (enterrado) em concreto armado com capacidade para 250,00 m³, equipado com duas bombas e dois filtros.

No encerramento do primeiro dia, a Prefeitura iniciou o minicurso virtual Saneamento Ecológico, para apresentar as tecnologias mais sustentáveis para tratar e destinar o esgoto doméstico, com ênfase para a experiência de São José dos Campos e do seu Programa Saneamento Rural Sustentável.

Adenir Britto / PMSJC

O que vem por aí

Nesta quarta-feira (23), às 9h, ocorre plantio de pomar com frutas nativas no Centro Comunitário Alto da Ponte, na região norte.

Às 14h, no Paço Municipal, haverá palestras sobre “Soluções de drenagem sustentável no projeto da Linha Verde” e “Estratégias de sustentabilidade para a gestão de águas no novo Código de Edificações”.

À noite, a partir das 19h, a Prefeitura promove palestra online Ciência Cidadã. É necessário estar inscrito para participar.