VLP 100% elétrico é destaque em feira de ciência
18/03/2022 17:41
Crianças das Escolas da Rede visitam o VLP. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 18-03-2022
Estudantes da Emef Ana Berling Macelo embarcam no VLP em feira de ciência e tecnologia - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

*Colaborou a jornalista Paula Pessoa

 

Exemplo de tecnologia e inovação, o VLP (Veículo Leve sobre Pneus) foi uma das atrações da 5ª edição do Science Days, feira de ciência e tecnologia, realizada entre quinta-feira (17) e sexta-feira (18), no Cefe (Centro de Formação do Educador). O evento reuniu estudantes do 5º ano do ensino fundamental até o Ensino Médio.

E eles aprovaram o novo modelo de transporte público que já opera em São José dos Campos. A cidade é a primeira do Brasil a manter uma frota de veículos 100% elétricos. Ao todo são 12 veículos que trafegam em operação piloto na cidade, desde dezembro do ano passado.

Para a estudante do 9º ano da Emef Ana Berling Macedo, no Altos de Santana, Thais dos Santos Packness Succar, 14 anos, 9º ano, o VLP é um exemplo de aprendizado tecnológico e respeito ao Meio Ambiente. 

“O VLP representa muito aprendizado porque a gente tem consciência de que ele vai melhorar o Meio Ambiente por ele ser elétrico. E também porque vai ajudar no transporte de pessoas. Ele é grande e ainda tem muita gente que precisa do transporte público”, disse.

Thais destacou ainda o conforto e a beleza do novo veículo. “Ele é fresco por dentro, ajuda o meio ambiente e tem um designer muito bonito. É muito lindo”, completou.

A não emissão de poluentes foi um dos principais pontos de destaque do estudante Victor Alexandre Pereira, 14 anos. “É um ônibus bom e por ser elétrico e sustentável não vai gerar poluição”. Ele também aprovou o espaço interno do veículo. “Por ser mais espaçoso, irá proporcionar mais qualidade para as pessoas”, disse. 

Nykolas Gabriel da Costa Silva, 14 anos, também aprovou o VLP e já está aguardando o momento de circular pela cidade em dos modelos. “Está muito aprovado e o ar é geladinho. É uma nova tecnologia e sustentável. Ta muito aprovado.” 

Durante a visita ao VLP, os estudantes também questionaram sobre o tempo de carregamento do veículo. Os VLPs podem ser carregados em até três horas e possuem uma autonomia de rodagem de 250 quilômetros. 

Para o professor de geografia da escola Municipal Ana Berling Macedo, Igor Sundfeld, a experiência para os estudantes é muito enriquecedora. “Eles vêm na prática a aplicação da ciência. Então nós temos um VLP, um veículo 100% elétrico, muito importante para as questões climáticas e para o Meio Ambiente. Um exemplo prático de mobilidade e planejamento urbano”. 

O evento organizado pelo Instituto Alpha Lumen e pela Michaelis Foundation for Global Education, em parceria com Institutos de Pesquisa, universidades, empresas e startups de tecnologia, nacionais e internacionais contou com o apoio da Prefeitura de São José. O evento tem como objetivo destacar a importância da ciência e tecnologia, da indústria aeroespacial e seu impacto na economia, além de fomentar o empreendedorismo e destacar startups entre jovens do ensino básico e universitário para estimular iniciativas em ciência e tecnologia. 

Modelo

Com 22m de comprimento, os VLPs possuem baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia para rodar até 250 km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes.

Os VLPs têm poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e alto falantes. Os veículos possuem seis câmeras e duas delas com infravermelho.

Em vez de espelhos retrovisores, há duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os motoristas vejam pontos cegos.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

Sustentabilidade 

A conversão do modal de transporte público para elétrico, substituindo a matriz baseada em combustíveis fósseis (gasolina e diesel) é considerada uma medida fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e para mitigar mudanças climáticas, assim como resultará em significativa melhoria da qualidade do ar. 

A emissão evitada de poluentes com o uso dos VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) na Linha Verde pode chegar a uma diferença de 85% se comparado com os ônibus convencionais movidos a Diesel. A esse fator se soma a capacidade ampliada dos VLPs que podem transportar até 168 pessoas em seu interior, número quatro vezes maior que um ônibus comum. 




MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×