Violeira e artesanato em crochê são atrações do Museu Vivo
Atualizado em 18/03/2022 - 10:13
MUSEU VIVO - DIA 20
A violeira Daiani Alves Batista, de Jacareí, é uma das convidadas do Museu Vivo deste domingo, no Parque da Cidade - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A cantoria no Museu do Folclore de São José dos Campos, neste domingo (20), ficará por conta da violeira Daiani Alves Batista, 22 anos, de Jacareí. Ela participará de mais uma edição do programa Museu Vivo, ao lado da artesã e contadora de causos, a paranaense Marly Ribeiro dos Santos Silveira, 60 anos. 

Daiani diz que quem a inspirou foi seu avô, que tocava violão em uma Folia de Reis de Jacareí. Ela não chegou a ver o avô tocando, mas sabe que o violão dele ficava guardado dentro de casa, com todo cuidado. “Minha mãe não me deixava pegar o violão, pois era um objeto de memória muito importante”, ressalta.

Aos nove anos, depois de tanta insistência, Daiana começou a tocar suas primeiras notas. Hoje, ela gosta de vários estilos musicais, mas principalmente de sertanejo romântico. Para o Museu Vivo ela compartilhará as canções que marcaram sua infância e que fazem parte da sua identidade.

Além do crochê, Marly também costura e faz consertos em roupas

Marly faz artesanato de crochê, arte que aprendeu com sua mãe e avó, que também eram costureiras. Após casar, ela foi morar em Minas Gerais, onde ficou por 30 anos. Hoje, já mora em São José há 12 anos. Além do crochê, Marly também costura e faz consertos em roupas.

Ela conta que começou a desenvolver suas habilidades de crochê e costura aos 10 anos, observando o trabalho da mãe e da avó. No domingo estará acompanhada da filha Edlayne, que já segue o mesmo caminho da mãe no crochê

Programa

O programa Museu Vivo acontece duas vezes por mês, sempre aos domingos à tarde, entre 14h e 17h, sendo uma atividade aberta ao público, que pode interagir com os fazedores convidados. Estes, por sua vez, expõem seus trabalhos e compartilham suas sabedorias com as pessoas presentes.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×