Museu Vivo terá dupla jovem de violeiros e fuxico mineiro
11/03/2022 15:42
MUSEU VIVO - DIA 13
A dupla Mariana Costa e Júlio Nero é uma das atrações deste domingo no Museu do Folclore - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O som da viola e a cantoria da dupla joseense Mariana Costa e Júlio Nero, com o fuxico mineiro de Cândida Bernardes, estarão presentes no Museu Vivo deste domingo (13), entre 14h e 17h, no Museu do Folclore de São José dos Campos. A atividade será no lado externo do museu e é aberta ao público.

Mariana da Costa Carvalho, 18 anos, iniciou a caminhada como violeira ainda aos 9 anos. Quando o irmão Júlio Nero da Costa (hoje com 14 anos) chegou aos 7 anos, eles formaram a dupla e passaram a compartilhar os eus saberes em diferentes lugares, além de festas familiares e da Prefeitura.

Os dois sempre gostaram muito de música de vários estilos (sertanejo, pagode, rock e MPB). Mesmo não tendo crescidos na roça, frequentaram bastante o sítio dos avós, no Paraná. O convívio com a plantação de tomate e a criação de porcos fez com que dessem valor à cultura popular.

Aos 73 anos, a mineira Cândida Bernardes (foto acima) volta a participar do Museu Vivo para mostrar o fuxico mineiro (fotos abaixo), artesanato que aprendeu com a mãe, quando ainda era criança, e que é diferente do produzido por aqui. “O fuxico paulista é franzino, redondo, e o que eu faço tem molde”, explica.

Gestão

O Museu Vivo é um dos muitos projetos realizados pelo Museu do Folclore ao longo do ano. A atividade reúne diferentes representantes da cultura popular local e regional e ocorre duas vezes por mês, aos domingos à tarde.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore

• Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade)
• 3924-7318 ou 3924-7354
www.museudofolclore.org