São José recebe comitiva de Caxias do Sul e Governo de Goiás
24/05/2022 17:25
São José recebe comitiva de Caxias do Sul (RS) e Governo de Goiás
Comitiva do Governo do Estado de Goías conhece o CSI, considerado o melhor projeto de segurança e inteligência do país - Foto: PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Projetos e soluções inovadoras que colaboraram para que São José dos Campos conquistasse a certificação de primeira Cidade Inteligente do Brasil têm atraído cada vez mais representantes de outras cidades e Estados.

O objetivo das comitivas é conhecer de perto os projetos e tentar reproduzi-los ou adequá-los para as cidades de origem.

Nesta terça-feira (24), São José recebeu o prefeito de Caxias do Sul (RS) Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Élvio Gianni e o professor da Universidade de Caxias de Sul, Rafael Perini.

Caxias tem população estimada em 520 mil habitantes e é considerado o maior município da Serra Gaúcha e o segundo mais populoso do Rio Grande Sul, superado apenas pela capital Porto Alegre.

“Estamos sempre buscando bons exemplos para que possamos implementar em nossa cidade. Sem dúvida, São José dos Campos hoje é uma cidade que está na vanguarda da tecnologia e da inovação. Aderimos recentemente à rota de inovação tecnológica e vimos também buscar essas referências”, afirmou o prefeito Adiló Didomenico.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (à dir), e a vice-prefeita Paula Ioris, durante visita ao Parque Tecnológico

Estado de Goiás

Além da comitiva de Caxias, a cidade também recebeu um grupo de quatro servidores ligadas ao Governo do Goiás e à companhia de investimentos do Estado.

Ambas as comitivas conheceram as instalações do Parque Tecnológico, visitaram o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), a operação da Linha Verde, além de outras soluções ligadas à Cidade Inteligente.

O gerente de Programas Metropolitanos e Habitacionais do Governo de Goiás, Carlos Eduardo Silva de Faria, disse que ficou "impressionado com o nível de comprometimento e a qualidade do serviço prestado aos cidadãos em São José dos Campos”.

“A cidade oferece uma grande quantidade de soluções inovadoras com baixo custo, às vezes com custo zero. Uma preocupação que os municípios deveriam ter. O uso inteligente dos recursos públicos e o trabalho com eficiência. Vimos buscar a expertise de São José dos Campos. A cidade tem hoje um know-how impressionante”, afirmou.