Festa do Mineiro atrai multidão e movimenta a economia criativa
Atualizado em 24/05/2022 - 17:33
20ª Festa do Mineiro 2022. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-05-2022
85 mil pessoas foram ao Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade, neste último fim de semana (dias 21 e 22) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O cheirinho da boa comida, o artesanato de qualidade e as atrações musicais levaram 85 mil pessoas ao Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade, na 20ª Festa do Mineiro que aconteceu neste último fim de semana (dias 21 e 22). O jejum da festa foi quebrado após interrupção de dois anos em razão da pandemia.

São José dos Campos e região comemoraram o retorno da festa presencial, tanto a população que aproveitou o melhor da cultura mineira quanto os comerciantes do Vale do Paraíba e profissionais artísticos.

A economia criativa foi fortemente impulsionada. No total, foram 30 estandes de comida, 40 de artesanato, 14 atrações musicais que envolveram 116 artistas e cerca de 400 técnicos (produção, som, iluminação, manutenção, instalação, entre outros), reaquecendo um setor bastante atingido nos últimos dois anos.

O comerciante Denilson José Ferreira, mais conhecido como Cambuquira, de Guararema, participa da Festa do Mineiro há 18 anos servindo a tradicional galinhada. “Estou muito feliz em voltar para essa festa. O movimento foi muito bom e, com isso, conseguimos recuperar um fôlego financeiro”, disse.

A professora Cintia Santos também matou a saudade da festa. “Eu e minha família sempre gostamos de participar da Festa do Mineiro. É sempre uma experiência agradável, com boa comida, boa música e boas companhias. Estávamos com saudades e muito felizes com o retorno desse evento”.

Esse grande evento, com entrada gratuita, é voltado a toda família. Neste ano, inclusive, foi montada uma tenda infantil, com oficinas e contação de histórias, além de atrações especiais no palco do pavilhão para divertir a criançada.  

A 20ª Festa do Mineiro contou com o patrocínio da Oscar Calçados e com a apresentação do ConSertão viabilizada pelo Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo).


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×