Ação marca Dia Nacional de Doação de Leite Materno
18/05/2022 17:22
Banco de Leite Materno. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 18-05-2021
Banco de Leite de São José recebeu reconhecimento nacional - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, uma ação de orientação às gestantes sobre a importância da doação de leite materno, com demonstração sobre a técnica de massagem e extração do leite e cuidados necessários para seu armazenamento e doação. A atividade marca o Dia Internacional de Doação de Leite Humano.

A ação acontece na sede do projeto Casulo, que fica na rua Humaitá, 40, no Centro. Dentro da programação também estão previstas orientações quanto à importância da alimentação saudável durante a gestação, lactação, bem como no momento da introdução da alimentação complementar do bebê.

As mães ainda irão aprender sobre os benefícios das Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais) no enriquecimento da prática alimentar familiar e receber muda de algumas variedades de PANC, para que possam cultivar e consumir em seus domicílios, ampliando o acesso desta população à alimentação adequada.

A atividade será concluída com uma atividade de auto massagem nas mãos e face, prática integrativa e complementar.

Banco de Leite Humano

O BHL (Banco de Leite Humano) de São José dos Campos está focado em promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, a auxiliar as mães com dificuldade e a garantir que o bebê receba leite materno exclusivo por seis meses e com alimentação complementar por 2 anos ou mais.

As doadoras precisam estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho, possuir produção láctea superior às suas necessidades e ser saudável. As nutrizes com dificuldade na amamentação, assim como as mulheres interessadas na doação podem procurar o serviço pelo telefone 3901-3507.

Cada doadora recebe um kit, que contém um frasco de vidro esterelizado, gorro e máscara. A coleta é feita no próprio domicílio e uma semana depois, uma equipe passa para a retirada do leite.

O leite humano ordenhado cru, quando chega no Banco de Leite, passa por uma seleção, classificação, processamento e controle de qualidade, para na sequência, ser distribuído aos recém nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Municipal e hospital particulares que solicitam.

A equipe do Banco de Leite também realiza visitas no alojamento conjunto do Hospital Municipal para orientar as puérperas.

Leite Materno

Considerado padrão ouro na alimentação infantil, além de fornecer os nutrientes necessários para adequado crescimento dos bebês, o leite materno confere proteção imunológica contra doenças infecciosas e impacta positivamente no desenvolvimento afetivo e psicológico.

Qualquer quantidade de leite materno doada torna-se importante, tendo em vista que dependendo do peso do bebê, 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×