Com o frio, Prefeitura intensifica apoio aos moradores de rua
Atualizado em 17/05/2022 - 18:21
Campanha e abordagem a moradores de rua
As equipes de abordagem social reforçaram o trabalho com a queda da temperatura; auxílio humanizado para quem mais precisa - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Com a queda da temperatura e a chegada do frio, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou a abordagem social e o apoio às pessoas em situação de rua em todas as regiões da cidade.

O trabalho é realizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que possui equipes multidisciplinares, ofertando os serviços especializados e a rede de proteção e assistência social, como os abrigos e as unidades de acolhimento.

São dez equipes, que contam ainda com três veículos de apoio, atuando todos os dias da semana, inclusive nos sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia.

O serviço é executado em conjunto com a Guarda Civil Municipal e com a Policia Militar, por meio da Atividade Delegada.

Somente quem aceita ajuda é levado aos abrigos ou feito o recâmbio para sua cidade de origem.

A partir do serviço de abordagem social, são oferecidos às pessoas todos os serviços à disposição no município, como acolhimento em abrigos, encaminhamento para a Secretaria de Saúde e para comunidades terapêuticas e até mesmo recâmbio para suas cidades de origem, dentro de uma metodologia humanizada que prevê o acionamento de equipamentos de assistência social desses municípios antes do envio das pessoas.

A Prefeitura ampliou as equipes de assistentes e educadores sociais e o número de kombis.

Apoio social e campanha foram ampliados em todas as regiões

Apoio popular

Munícipes consultados elogiaram o trabalho realizado pela Prefeitura e a infraestrutura ofertada aos moradores em situação de rua.

"Este trabalho realizado pela Prefeitura é fundamental, principalmente com a chegada do frio. É a época do ano que os moradores de rua mais precisam de ajuda", disse o aposentado Altamir Negrão, que tem 74 anos e mora no Jardim São Dimas, na região central.

"A Prefeitura está de parabéns. A abordagem social é importante o ano todo, ainda mais no frio. Sempre vejo o carinho da Prefeitura com os moradores de rua. Com a infraestrutura oferecida, só fica na rua quem quer", afirmou a dona de casa Lídia Maria Nascimento Melo, que tem 75 anos e reside na Vila Adhyana, também na região central.

Trabalho ampliado

Com o objetivo de ampliar a conscientização dos munícipes sobre a ampla rede de proteção e acolhimento oferecida às pessoas em situação de rua, a Prefeitura também reforçou a campanha de sensibilização na região central e nos bairros.

Diariamente, as equipes de assistentes e educadores sociais distribuem folders, onde são detalhados o trabalho de rondas sociais e a infraestrutura humanizada para ajudar quem precisa de abrigo.

Durante a abordagem com os munícipes, as equipes explicam que o acolhimento nos abrigos e unidades especializadas garante dignidade e um recomeço de vida.

A campanha é realizada em todas as regiões da cidade, sempre em locais com grande fluxo de pessoas e veículos, como praças, parques e feiras livres. A ação também conta com wind banners de conscientização.

Respeito e dignidade

A cidade possui uma rede de abrigos estruturada que garante a proteção segmentada por grupos: masculino (Abrigo Viva), feminino, LGBTQIA+, família e AVD (Atividade da Vida Diária), este último para pessoas idosas e que possuem dificuldades de locomoção.

O Abrigo Viva possui canil e gatil para acomodar os pets das pessoas que são acolhidas no local.

Quando é identificada uma necessidade de um apoio na área de saúde, são acionados os demais equipamentos que compõem a rede de apoio no município.

São José possui ainda o serviço do CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas), que oferece todo suporte para população em situação de rua com dependência. Também na Secretaria de Saúde há o SAMA (Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes).

Recomeço de vida

O acolhimento nos abrigos e unidades especializadas garante dignidade e um recomeço de vida.

São José tem muito a oferecer para a população em situação de rua, com diversos serviços, atendimento humanizado e equipes capacitadas.

Assim, a população é orientada a acionar a Prefeitura através do telefone 153 (Guarda Civil Municipal) para que estas pessoas possam ser encaminhadas para os equipamentos e serviços apropriados disponibilizados pela Prefeitura, evitando com isso o fortalecimento do vinculo dessas pessoas com a rua.