Fim de maio tem observadores de aves em São Francisco Xavier
Atualizado em 18/05/2022 - 10:12
Avoando SFX
O gavião-carijó é uma das cerca de 370 espécies que vivem no distrito - Foto: Roberto Torrubia

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

São Francisco Xavier recebe de 27 a 29 maio a segunda edição do Avoando SFX. Promovido pela primeira vez em 2019, o Festival de Observação de Aves não teve sequência nos dois anos posteriores devido às restrições impostas durante a pandemia de covid.

Desta vez, as palestras estarão concentradas no auditório da Escola Municipal Mercedes Rachid Edwards (Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19251). As atividades, todas gratuitas, começam no dia 27, com a abertura oficial às 18h, e prosseguem no dia 28, das 10h às 16h30.

No início da manhã dos três dias do evento, haverá incursões para avistar aves no Parque dos Pássaros, localizado no distrito. Outra saída para observação está agendada para o dia 29, no Parque do Cerrado, que fica na região sudeste da cidade. As inscrições para essa atividade, cujas vagas são limitadas, devem ser feita pelo formulário online.

O festival é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Save Brasil, principal entidade brasileira na área de conservação de aves e realizadora do Projeto Jacutinga, que reintroduz jacutingas em São Francisco Xavier.

Com mais de 1.900 espécies registradas, o Brasil é o segundo país em diversidade de aves. Desse total, cerca de 450 vivem em São José, sendo 370 existentes em São Francisco Xavier.

27 de maio (sexta-feira)

Noite

• 18h - Abertura
  • 18h30 - Rolinha-do-planalto – Alice Reisfeld, da SAVE Brasil)