Mais de 1.000 pessoas acompanham abertura do Maio Amarelo
03/05/2022 18:44
Cerimônia Oficial de Abertura do Movimento Maio Amarelo 2022. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 03-05-2022
Alunos da escola Vera Babo participam da Aula Show na abertura oficial do Maio Amarelo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Com uma aula show sobre educação no trânsito, palestras sobre cuidados ao volante e a importância da conscientização de crianças e jovens, cerca de 1.000 pessoas acompanharam a cerimônia de abertura do Maio Amarelo 2022, realizada nesta terça-feira (3), no auditório do Cefe, em São José dos Campos. O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da Prefeitura no Youtube e Facebook.

Com o tema Juntos Salvamos Vidas, a campanha internacional planeja mostrar que todos, independentemente de sua profissão, podem salvar vidas com comportamentos seguros no trânsito.

Durante a aula show, um grupo de 40 alunos da escola Vera Babo participou de um jogo de perguntas onde o objetivo era responder questões relacionadas ao dia a dia da mobilidade urbana, como comportamento frente a situações no trânsito e conhecimento das leis de trânsito. Divididos em grupos, eles respondiam às questões de forma interativa com o público presente por meio de um QR code. A aula foi transmitida pelas redes sociais a todos os cerca de 6 mil alunos envolvidos no projeto.

O compartilhamento harmonioso dos espaços públicos e a responsabilização pelos atos no trânsito foram temas abordados pelo piloto e apresentador, Luciano Burti na palestra “Comportamento do Motorista para Segurança no Trânsito”.

“O trânsito é coletivo. Sua manobra sempre terá efeito dominó”, disse o piloto, que citou seu exemplo de vida ao ingressar na Fórmula 1 e ser vítima de um acidente que o tirou das competições.

Burti destacou que, embora os veículos possuam mais recursos de segurança, cada motorista é responsável por suas ações no trânsito e na preservação de vidas, por meio de práticas como o uso do cinto de segurança, além do respeito à proibição do álcool e do celular ao volante. “A segurança é responsabilidade de cada um. Tenha o controle da sua”, disse.

As políticas de prevenção de segurança viária foram abordadas pela coordenadora do programa Party, Nelsina Benedita do Carmo. O programa trata da prevenção de traumas relacionados ao uso do álcool na juventude e realiza ações educativas com jovens por meio da parceria das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde. São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 1287 estudantes, entre 16 e 18 anos, nas 28 edições do programa.

O diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho destacou as ações educativas de São José no Maio Amarelo. A cidade integra a campanha desde o início do projeto e, no ano passado, foi certificada como município Laço Amarelo, que desenvolve ações de educação para o trânsito durante todo o ano.

Programação

A programação do Maio Amarelo em São José também contará com blitze educativas, palestras e operações pedestre e ciclista, além de passeio ciclístico previsto para o dia 29 de maio, no Urbanova.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×