São José disponibiliza skates e kits de segurança a praticantes
Atualizado em 24/06/2022 - 18:06
Skate na cidade
Incentivo ao esporte: projeto pioneiro na cidade prevê empréstimo de skate e itens de segurança para crianças e adolescentes - Foto: PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida vai lançar um projeto pioneiro de incentivo à prática de skate, nova modalidade olímpica. O Programa Skate na Cidade iniciou as atividades no poliesportivo da Vila Tesouro e no Parque Ecológico Sérgio Sobral, no Jardim Santa Inês, na região leste de São José. 

O programa prevê o empréstimo de skates e equipamentos de segurança para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos para a prática da modalidade. Além de capacete, serão oferecidos kits de segurança nos tamanhos P, M e G com cotoveleira, joelheira e protetor de punho.

Para fazer o empréstimo dos equipamentos é necessário fazer o cadastro no aplicativo São José Viva. 

Na opção Eventos, selecione “Skate na Cidade” e a unidade esportiva de interesse. As inscrições devem ser feitas por um responsável maior de 18 anos, que deverá preencher um Termo de Responsabilidade presencialmente na unidade esportiva. 

Além da inscrição, é necessário seguir algumas recomendações, crianças de 6 a 11 anos devem permanecer acompanhadas por um responsável maior de 18 anos. Os equipamentos só podem ser utilizados dentro da unidade esportiva. Para a devolução dos materiais disponibilizados, é preciso seguir horários indicados, de segunda-feira a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e de 14h30 às 16h30,  em condições de uso iguais às que foram retiradas. 

Nova modalidade

A estudante Sophia Scmidt, 10 anos, pretende aderir a nova modalidade esportiva. Atualmente ela anda de patins e faz aulas de natação. “Acho muito legal o skate, mas nunca consegui andar por causa do equilíbrio, mas eu quero aprender a fazer manobras”, disse.

Sua mãe, a corretora Helen Schmidt, 42 anos, irá apoiar a prática da nova modalidade. “É uma excelente iniciativa, especialmente depois de tantas conquistas nas olimpíadas, as crianças estão interessadas pelo esporte”, disse.  Para Helen, a disponibilização dos equipamentos de segurança e de instrutores da modalidade dão mais segurança aos pais. “Eu tinha medo de deixá-la andar de skate, mas agora com os equipamentos de segurança e instrutores, eu fico mais tranquila”, disse.

O projeto prevê a disponibilização dos equipamentos em outros seis núcleos esportivos da cidade. Ao todo a prefeitura irá disponibilizar 1.300 skates, além de kits de segurança.

Núcleos do Projeto Skate na Cidade 

  • Centro da Juventude - Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 (Jardim América)
  • Poliesportivo Cerejeiras – Rua 23 Dezembro (Jardim Cerejeiras)
  • Poliesportivo Vila Tesouro (Rua Bento Pinto da Cunha s/n – Vila Tesouro)
  • Poliesportivo São Judas Tadeu (Av São Jerônimo, 706 - São Judas Tadeu)
  • Centro Esportivo Jardim da Granja (Praça Hércules s/n - Jardim da Granja)
  • Centro Comunitário Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão, s/n - Alto da Ponte)
  • Poliesportivo Campo dos Alemães (Rua Walter Dellu, s/n - Campos dos Alemães)
  • Parque Ecológico Sérgio Sobral (Rua Ricardo Paiva Vieira, s/n - Santa Inês

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×