Alunos plantam mudas na nascente do Alberto Simões
Atualizado em 09/06/2022 - 18:10
Lançamento de nascente no Parque Alberto Simões. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 08-06-2022
A ação educativa visa inserir a comunidade escolar nos trabalhos de conservação ambiental - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Colaborou a jornalista Ariane Caldas

Cerca de 50 estudantes do ensino fundamental da rede pública e particular de São José dos Campos participaram nesta quarta-feira (8) do plantio de mudas de árvores no entorno da nascente do Parque Alberto Simões, no Altos de Santana (região norte). A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura com apoio de parceiros.

Acompanhados por professores e monitores, os alunos foram divididos em grupos, que percorreram 4 estações ambientais, instaladas simultaneamente no perímetro do parque. No circuito de atividades didáticas, eles caminharam pelas trilhas e receberam explicações sobre a importância da vegetação para as nascentes e também da proteção da fauna silvestre, exemplificada no papel das abelhas sem ferrão.

Na principal estação, ao redor da nascente, foi realizado o plantio das mudas, entre elas as espécies quaresmeira e araucária, típicas de mata atlântica. Foi uma experiência de aquisição de conhecimento para todas as turmas.

"No futuro talvez a gente pode seguir a profissão de ter cuidado com a natureza, e também agora no presente a gente já pode fazer uma ação", disse aluno David Daniel Eugênio, da Escola Municipal Dosulina Chenque Chaves de Andrade, localizada no bairro.

Este é o 36º local incluído no programa Revitalização de Nascentes, desenvolvido pela Prefeitura. O objetivo é proteger e conservar as fontes de água localizadas em áreas públicas urbanas, em parceria com instituições e empresas.

"Para que o programa tenha êxito, nesse processo de revitalização é muito importante o envolvimento da comunidade", afirmou o professor Luciano de Moura Machado, educador ambiental da Prefeitura.