Renda filé, biscoito beliscão e modão sertanejo no Museu Vivo
28/07/2022 11:16
MUSEU VIVO - DIA 31
Darci Xavier de Almeida volta neste domingo para compartilhar a receita de biscoito de polvilho - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza no domingo (31), das 14h às 17h, o último Museu Vivo de julho. A atividade, como de costume, será na área externa, no Parque da Cidade, reunindo representantes da cultura popular regional nas áreas do artesanato, culinária e música.

O Museu Vivo é um dos projetos realizados durante todo o ano. As atividades ocorrem, pelo menos, duas vezes por mês e objetivam dar visibilidade e valorizar diferentes detentores da cultura popular, que compartilham saberes e fazeres com o público.

Renda filé e crochê

Uma das convidadas desta edição é a cearense Maria Vanderleia Ferreira Santos Avelino, 37 anos, que compartilhará seu saber no artesanato, fazendo renda filé e crochê. Ela veio de Fortaleza ainda criança e hoje mora com a mãe e a irmã em São José dos Campos.

Maria Vanderleia faz renda filé

“Eu aprendi esta arte com minha mãe, que, por sua vez, aprendeu com a mãe dela, minha avó”, afirma Maria Vanderleia. Ela conta que faz renda filé como rede de pesca e depois passa no tear. “Este trabalho sempre foi minha fonte de renda”, ressalta. Conheça o que é renda filé.

Biscoito beliscão

A mineira de Montes Claros Darci Xavier de Almeida, 77 anos (foto maior), está de volta ao Museu Vivo, novamente para compartilhar a receita de biscoito de polvilho, que ela apelidou de beliscão. “A medida de cada biscoito é um beliscão que eu dou na massa na hora de fazer, e por isso dei este nome a ele”, conta Darci.

Darci trabalhava na lavoura da família e aprendeu a culinária caipira sozinha, usando os ingredientes que havia e fazendo experiências. Tinha irmãos que não podiam tomar leite, então aprendeu a substituir os itens nas receitas. Em algumas, utilizou um processo de conservação para não usar conservantes sintéticos.

Sertanejo raiz e modão

Célio Venâncio é goiano e mora em São José há cinco meses. Ele foi convidado para compartilhar seus saberes musicais nos estilos sertanejo e modão. O gosto pela música vem do pai, que cantava nos bailes do interior de Goiás e onde seu tio tocava.

O violeiro Célio Venâncio

“Aprendi a tocar viola por conta da curiosidade", diz Célio. "Quando meu tio afinava o violão, eu ficava por perto e ele me ensinou dois acordes. O resto eu aprendi sozinho.” Ele já formou várias duplas nos ano 90 e gravou dois CDs. Hoje tenta fazer carreira pelas redes sociais.

Gestão

O Museu do Folclore fica no Parque da Cidade, onde está instalado desde 1997. E um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×