Educação 5.0 certifica escola do Pinheirinho dos Palmares
Atualizado em 28/07/2022 - 16:35
Entrega da Escola 5.0 - Emefi Profª Maria Antonieta Ferreira Payar no Pinheirinho dos Palmares. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 28-07-2022
3ª unidade escolar certificada - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em São José dos Campos, o Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste da cidade, amanheceu em festa nesta quarta-feira (28) para celebrar o selo de Escola 5.0 para a Emefi Maria Antonieta Ferreira Payar.

O certificado marca os investimentos e melhorias, que visam consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal. De forma prática, o programa garante inovação de infraestrutura, ferramentas tecnológicas e projetos pedagógicos para aprimorar o ensino. E vai além, com o desenvolvimento socioemocional dos alunos de forma moderna e mais completa.

Todas as 50 unidades escolares de ensino fundamental vão receber melhorias e modernização de acordo com o novo conceito. A primeira escola certificada foi a Emefi Alda de Souza Araújo, no Jardim Mesquita, seguida pela Emefi Luiza Guratti, no Setville.

Referência e acolhida

Para a comunidade do Pinheirinho dos Palmares, a escola é uma grande referência. “Aqui é muito bom, me sinto acolhida, segura e cuidada", afirma Laís Victoria Pereira dos Santos, do 8º ano. "A equipe da escola é excelente, assim como os professores e alunos.”

“Estou achando tudo incrível, a tecnologia traz muitos avanços para todos, é o futuro que já faz parte da nossa rotina", diz Jefferson Bezerra Mariano, também do 8º ano. "O que mais gosto aqui no Pinheirinho é da minha escola e das quadras para praticar esportes. Quero que no futuro o nosso bairro seja uma referência de tecnologia e qualidade.”

“Acho muito importante todas as novidades na escola, percebemos uma evolução, mudou bastante e é ótimo para nosso aprendizado", conta Laís. "A tecnologia faz parte da vida e pode ajudar muito nos estudos. Sonho com meu futuro, quero ser atleta profissional de vôlei.”

O professor de matemática Marcelo Miranda já percebe a diferença na sala de aula, com mais envolvimento e participação dos alunos nos projetos e atividades, tendo a tecnologia e os jogos pedagógicos como aliados na rotina escolar. “Os alunos participam, gostam e usam as ferramentas tecnológicas. Com isso, a aprendizagem melhora e todos saem ganhando.”

Educação 5.0

O programa Educação 5.0 visa inserir as escolas municipais em um contexto colaborativo de aprendizagem, com foco na resolução de problemas, para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e a integração com o vasto mundo da tecnologia.

O programa conta com diversos investimentos e melhorias, como nova identidade visual padronizada para todas as escolas de ensino fundamental integral, ambientes modernos e inovadores, revitalização de espaços comuns e áreas verdes com paisagismo, espaço para jogos e interação dos estudantes, modernização das salas de leitura, sala de jogos educativos, além da reformulação das salas de educação especial e inclusiva.