São José terá vacinação e ações de saúde no aniversário
26/07/2022 17:48
Vacinação 1ª dose para Crianças e doses de reforço para  Adultos no Colégio Tableau
A vacinação no aniversário de São José é mais uma oportunidade para a população completar a imunização contra a covid-19 - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (27), quando será comemorado o aniversário de 255 anos do município, mais uma ação para que a população possa completar o ciclo vacinal contra a covid-19 e outros serviços em saúde, como aferição de pressão e orientação para palpação da mama.

A vacinação contra a covid-19 acontece das 7h às 13 nas unidades do Laboratório Cipax, que ficam na praça Afonso Pena, no centro, e no Vale Sul Shopping, na região sul.

A Prefeitura reforça que a vacinação salva vidas e é o melhor caminho para combater a doença e evitar casos mais graves, assim como as internações e óbitos.

Além da vacinação, os munícipes terão uma série de serviços em saúde disponíveis das 10h às 17h, no Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte), onde será realizado o principal evento em comemoração ao aniversário do município. Para isso, a Secretaria de Saúde está com uma tenda no local.

Entre os serviços estão a aferição de pressão arterial, entrega de folders informativos sobre saúde bucal, saúde do adulto, saúde da criança e do adolescente, orientações sobre saúde reprodutiva, saúde da mulher e treinamento de palpação de mama para achados anormais. Na tenda, também haverá exposição de métodos contraceptivos.

Agentes comunitários de saúde e profissionais do Colégio Tableau estarão no parque para orientações e esclarecimento de dúvidas durante todo o evento.

Motolâncias

Nesta quarta-feira, também será lançado oficialmente o projeto das motolâncias, motocicletas que serão usadas principalmente nos primeiros socorros em casos de acidentes ou outro tipo de emergência. Os veículos estarão no Parque da Cidade para que a população possa conhecer o projeto.

Com elas, será possível reduzir o tempo de intervalo entre o momento em que a central de comunicação recebe a informação da emergência e a chegada da equipe de socorro ao local. As motolâncias serão usadas nos casos em que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é acionado e a chegada ao local da ocorrência é estimada de 3 a 5 minutos antes da ambulância.

Aniversário da cidade

Ao longo da semana, a Prefeitura vem promovendo diversas ações em comemoração ao aniversário da cidade. A programação completa está disponível na página especial São José 255 anos