Diálogos sobre Folclore discute o trabalho da parteira tradicional
Atualizado em 26/07/2022 - 14:02
DIÁLOGOS SOBRE FOLCLORE
A parteira Dona Prazeres: imagem será exibida no evento desta terça-feira (26) - Foto: Eduardo Queiroga/Museu da Parteira

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O encontro desta terça-feira (26) do projeto Diálogos sobre o Folclore, realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, enfatiza três pontos importantes do tema central proposto: a valorização da parteira tradicional, o Museu da Parteira (Pernambuco) e a realização do INRC (Inventário Nacional de Referências Culturais) das parteiras.

Os assuntos serão abordados por Elaine Muller – antropóloga, professora do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM/UFPE), integrante do Museu da Parteira e coordenadora do Expolab (DAM/UFPE) – e Maria Fernanda da Silva – enfermeira obstetra, presidente da Associação de Parteiras de Caruaru e filha de Zefinha, uma das parteiras idealizadoras do Museu da Parteira.

Durante o encontro, também serão exibidas fotos que compõem o acervo do Museu da Parteira, de autoria do fotógrafo e pesquisador Eduardo Queiroga. A pesquisadora Laís Araújo, do Museu do Folclore, prossegue mediando o encontro, que será finalizado na quarta-feira por uma roda de conversa com a presença de parteiras e lideranças de alguns estados.

Programação

O projeto Diálogos sobre o Folclore tem como título Mãos que Amparam: Diálogos sobre o Parir e o Partejar, e os encontros são virtuais, com transmissão pelo Google Meet e na página do museu no Facebook, das 19h às 20h30. A participação é gratuita, e a inscrição deve ser feita pelo formulário online. O museu emitirá certificado para os inscritos.

No encontro de segunda-feira (25), a cientista social Bianca Lanu discorreu sobre o tema Da casa para o hospital: a mudança de paradigma no cenário do parto e nascimento no Brasil, destacando em que momento houve a transformação do cenário onde ocorrem os nascimentos e detalhando as mudanças sociais que impactam as formas de parir e nascer.

Museu do Folclore


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×