Museu Vivo terá preparo de paçoca ao som de viola
Atualizado em 07/07/2022 - 12:04
MUSEU VIVO - DIA 10
A dupla Mirabel e Marinense - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Domingo à tarde (10) é dia de acompanhar mais uma edição do Museu Vivo, no Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade. As atividades acontecem das 14h às 17h na área externa do museu. Desta vez, os convidados são os violeiros Mirabel Viola e Marinense e a cozinheira Sofia de Faria Ramos.

O Museu Vivo é um dos programas desenvolvidos pelo Museu do Folclore ao longo do ano e reúne diferentes representantes da cultura popular, nas áreas de artesanato, culinária e música. A atividade visa valorizar representantes da cultura popular regional, por meio dos seus saberes e fazeres.

Música

Mirabel Viola é o nome artístico do mineiro José Olímpio de Castro, 74 anos, responsável pela criação da dupla. Aos 3 anos mudou com a família para Jambeiro, onde ficou até os 17 anos, quando veio para São José trabalhar. Já teve uma companhia de rodeio, onde também fazia a locução.

Aprendeu a tocar viola aos 13 anos, observando seu tio Vicente, que tocava e cantava músicas sertanejas. Nesta época, sua mãe o presenteou com uma viola e ele não parou mais. “A música sertaneja sempre foi e continua sendo muito presente na minha vida”, destaca José Olímpio.

Robert Cauê da Silva, 18 anos, é o terceiro Marinense da dupla. Joseense de nascimento, Cauê conta que aprendeu a tocar sozinho quando tinha 15 anos, vendo vídeos pela internet. “Sempre gostei de música sertaneja e como em casa tinha um violão, resolvi aprender”, diz ele.

Em quase 60 anos, a dupla Mirabel e Marinense já tem sete CD gravados e participações em programas da TV Aparecida, TV Bandeirantes e SBT.

Paçoca

Sofia volta a fazer paçoca no Museu Vivo

Na culinária, a mineira Sofia de Faria Ramos volta ao Museu Vivo para compartilhar seus saberes no preparo da paçoca, feita no pilão. “Aprendi com a minha mãe, que sempre gostava de fazer, principalmente na Quaresma. O amendoim era plantado, colhido e processado onde eu morava com minha família”, conta ela.

Sofia lembra que sua mãe sempre cozinhou muito bem e foi com ela e suas avós que aprendeu a preparar muitas receitas, como arroz doce, doce de abóbora, broa, biscoito de polvilho, cuscuz e muitos outros.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é realizada pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1998.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×