Professores da rede têm formação sobre cultura maker
Atualizado em 01/07/2022 - 18:31
Cultura Maker
A capacitação teve participação de educadores da Escola de Formação do Educador, do Cite, do Cedemp e do projeto Decolar - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Um grupo de 15 professores da rede municipal participou de formação sobre a cultura maker na manhã desta sexta-feira (1). A capacitação teve participação de educadores da Escola de Formação do Educador, do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) e do projeto Decolar. 

Outros encontros estão previstos para o grupo no curso que dura 50 horas, com formação online e consultoria. Os professores irão atuar como multiplicadores das ações e propostas junto às escolas municipais. 

O conceito da cultura maker reforça o ‘faça você mesmo’ em escolas e instituições educativas. A ideia propõe que qualquer pessoa possa construir, reparar e alterar objetos variados com as próprias mãos e de forma colaborativa.

As propostas pedagógicas buscam atividades que coloquem o estudante como protagonista, no centro da aprendizagem voltada para o futuro, com características empreendedoras, materiais criativos e projetos inovadores. 

Cultura Maker

As atividades ‘mão na massa’ dentro das escolas municipais de Ensino Fundamental Integral vão possibilitar a abordagem de competências e habilidades diversas com os alunos em ambientes novos de acordo com o programa Educação 5.0. 

Educação 5.0

O Programa Educação 5.0 visa inserir as escolas municipais em um contexto colaborativo de aprendizagem com foco na resolução de problemas, para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e a sua integração com o vasto mundo da tecnologia.

O programa conta com diversos investimentos e melhorias, como: nova identidade visual padronizada para todas as Emefi's, ambientes modernos e inovadores como: Sala Maker, Sala Google (revitalização dos laboratórios de Informática e aquisição de até três laboratórios móveis com notebooks), revitalização de espaços comuns e áreas verdes com paisagismo, área para jogos e interação dos estudantes, modernização das salas de Leitura, sala de Jogos educativos, além da reformulação das salas de Educação Especial e Inclusiva. 








MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×