Anel Viário recebe pacote de investimentos para melhorar fluidez
01/07/2022 18:18
Anel Viário terá mudanças com novas obras
O Anel Viário irá receber um pacote de obras, que inclui o alargamento da via sentido centro, além de novo acesso à José Longo, ciclovia e recapeamento - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos deu início a um pacote de obras na avenida Florestan Fernandes, o Anel Viário, que inclui obras de alargamento de via, recapeamento asfáltico, além da implantação de novo acesso à avenida José Longo e de ciclovia. As obras fazem parte do plano de gestão da atual administração e irão melhorar a fluidez no trânsito.


Adenir Britto / PMSJC

Os serviços serão realizados pela empresa Emparsanco Engenharia S.A que venceu a licitação apresentando o menor preço. O valor da obra é de R$ 11,4 milhões e o prazo é de 14 meses. 

As obras terão início na próxima segunda-feira (4) de julho com três frentes de trabalho: alargamento das vias, demolição de muro de concreto e contenção com talude e do novo acesso à José Longo.

As obras de alargamento do Anel Viário, entre o viaduto Kanebo e o trevo da Avenida Jorge Zarur, sentido centro, terão quatro trechos de intervenção por meio do reposicionamento das baias de emergência e de defensa metálica, além da demolição de um paredão de terra para alargamento da via. 


Adenir Britto / PMSJC

O primeiro trecho, próximo ao completo do Aquarius Open Mall, prevê o alargamento da 4ª faixa a partir da alça de acesso ao condomínio Reserva da Barra, antes do acesso à região do Jardim Satélite, possibilitando a continuidade da terceira faixa de rolamento, sentido centro.


Adenir Britto / PMSJC

Já no trecho de acesso à região da Vila Ema, haverá recuo da baia de emergência, permitindo a continuidade da terceira faixa. Mais a frente, a defensa metálica será reposicionada garantindo a extensão da via.


Adenir Britto / PMSJC

A frente, um trecho de cerca de 50 metros do paredão de concreto será demolido para alargamento da via e criação de uma faixa adicional de acomodação para os veículos que vêm da região sul, sentido centro, evitando interferência com as três faixas existentes na avenida Florestan. 


Adenir Britto / PMSJC

Também está previsto um novo acesso do Anel Viário para a avenida José Longo. A nova alça a ser criada será um elevado que sairá sob o viaduto Heitor Vila Lobos se conectando com o viaduto José Longo, encurtando e dando agilidade ao trajeto sentido centro.


Adenir Britto / PMSJC

O pacote de obras prevê ainda a construção de uma ciclovia, que irá conectar o Centro da Juventude até a passarela do Anel Viário, próxima ao condomínio Reserva da Barra. Ao longo de todo o trajeto de cerca de dois quilômetros, haverá alargamento de passeio, adequação das rampas de acessibilidade, implantação de travessias elevadas e instalação de faixas de pedestres.


Cláudio Vieira / PMSJC

Também está previsto o recapeamento, nos dois sentidos, do trecho entre o viaduto da Kanebo até a curva do S na Avenida Doutor Nelson D'avila, totalizando cerca de oito quilômetros.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×